1. Princípios Filosóficos e Pedagógicos
1.1 Concepção
A concepção de homem enquanto autor e sujeito do mundo deve saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas; saber organizar e ter disciplina para o trabalho, ser independente e autônomo, ser um aprendiz.
1.2 Educação Infantil
A criança que freqüenta uma escola infantil, tem a oportunidade de relacionar-se com crianças da mesma idade, conviver com os professores, além de um contato com objetos e materiais que promovem o desenvolvimento do raciocínio trocando experiências.
1.3 Ensino Fundamental
A escola tem por objetivo propiciar aos estudantes desenvolvimento e aprendizagens significativas para toda a vida.Pensando nesta qualidade ampliou-se legalmente o tempo escolar de oito para nove anos.
1.4 Organização Escolar
A proposta de ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas integrais da RME visa permanentemente a melhoria da qualidade educacional e a diminuição dos índices de evasão e repetência,considerando a formação humana do educando na totalidade
2. Organização do Trabalho Pedagógico
No CEI Pedro Dallabona os ambientes escolares foram reorganizados, otimizados e ampliados em termos de tempos e espaços, nos quais são desenvolvidas atividades pedagógica complementares às que se verificam no cotidiano escolar regular.
3. Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa
O professor enquanto articulador do processo ensino – aprendizagem tem como desafio melhorar e garantir a qualidade da educação.Ensinar é aprender. Sem a finalidade de aprendizagem, o ensino não existe.