Projeto Pedagógico - CEI Pedro Dallabona,Escola Municipal

1. Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1 Concepção

A concepção de homem enquanto autor e sujeito do mundo deve saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas; saber organizar e ter disciplina para o trabalho, ser independente e autônomo, ser um aprendiz.

1.2 Educação Infantil

A criança que freqüenta uma escola infantil, tem a oportunidade de relacionar-se com crianças da mesma idade, conviver com os professores, além de um contato com objetos e materiais que promovem o desenvolvimento do raciocínio trocando experiências.

1.3 Ensino Fundamental

A escola tem por objetivo propiciar aos estudantes desenvolvimento e aprendizagens significativas para toda a vida.Pensando nesta qualidade ampliou-se legalmente o tempo escolar de oito para nove anos.

1.4 Organização Escolar

A proposta de ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas integrais da RME visa permanentemente a melhoria da qualidade educacional e a diminuição dos índices de evasão e repetência,considerando a formação humana do educando na totalidade

2. Organização do Trabalho Pedagógico

No CEI Pedro Dallabona os ambientes escolares foram reorganizados, otimizados e ampliados em termos de tempos e espaços, nos quais são desenvolvidas atividades pedagógica complementares às que se verificam no cotidiano escolar regular.

3. Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

O professor enquanto articulador do processo ensino – aprendizagem tem como desafio melhorar e garantir a qualidade da educação.Ensinar é aprender. Sem a finalidade de aprendizagem, o ensino não existe.