1. Princípios Filosóficos e Pedagógicos
1.1 Concepção
CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE, HOMEM E EDUCAÇÃO A educação é prática humana e histórica que garante o acesso aos instrumentos que fazem das pessoas cidadãos. Busca-se através da educação a construção de um mundo mais justo.
1.2 Educação Infantil
A Educação Infantil tem papel fundamental na organização de experiências em diferentes tempos e espaços, que considerem a criança como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Isso significa respeitar os tempos e espaços próprios da criança pequena.
1.3 Ensino Fundamental
Os fundamentos da organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental trata, dentre outras, das concepções de ensino, aprendizagem e currículo para essa modalidade de ensino.
1.4 Organização Escolar
A EM Ana Hella, desde 1999, optou pela organização escolar em Ciclos de Aprendizagem. Essa forma de organização trouxe um novo modo de pensar a educação, oferecendo uma forma continuada e prolongada de aprendizagem comprometida com o sucesso do estudante.
2. Organização do Trabalho Pedagógico
Na organização do trabalho pedagógico estamos considerando a seleção e organização de saberes e práticas constantes nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba (CURITIBA, 2006) e o Programa da Educação de Jovens e Adultos da SME.
3. Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa
Todas as organizações estão enfrentando um ritmo de mudanças sem precedentes na história da humanidade e isso torna implícita a necessidade da aprendizagem continuada como um processo, fazendo parte da sua cultura.