Projeto: Óleo de cozinha usado. Quem recolhe cuida da natureza.

Projeto: Óleo de cozinha usado. Quem recolhe cuida da natureza.

Não é mais novidade que o óleo de cozinha é um terrível fator contaminante para a água e o solo. Jogar óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo polui a água e o solo, além de ser um crime ambiental.

Em algumas conversas com as crianças sobre separação de lixo e reciclagem, percebemos que muitas famílias ainda não sabiam como realizar corretamente o descarte do óleo de cozinha usado. Surgindo dessa forma nosso projeto: ÓLEO DE COZINHA USADO. QUEM RECOLHE CUIDA DA NATUREZA.

Inicialmente realizamos uma pesquisa com os estudantes para saber como as famílias descartam o óleo de cozinha usado. Observamos as formas de descarte citadas, realizamos uma pesquisa para saber quais os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado, assim como as possibilidades de reaproveitamento.

Dessa forma visando incentivar hábitos mais condizentes com a sustentabilidade elaboramos cartazes com informações sobre o óleo de cozinha usado, e alertando sobre os perigos do descarte de forma incorreta.

Firmamos uma parceria com uma cooperativa que recolhe quinzenalmente o óleo, transformando o Espaço Maker da escola em um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Assim para cada litro de óleo recolhido, as famílias recebem em troca um sabão feito desse mesmo óleo.

Realizamos também uma oficina de fabricação de velas ecológicas reutilizando potes de vidros e o óleo descartado pelas famílias.

Estimulando as crianças ainda quando pequenas, conseguimos promover cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões ambientais e sociais, sendo exemplos para a própria família e visando uma geração futura mais consciente e disseminadora de conhecimento. Mudança, essa que só é possível através da educação.

Professora Clenice Maciel - Espaço Maker

00367610.jpg
Confecção de cartazes.
1/8