Projeto Extra, Extra!

 

O projeto do jornal eletrônico está presente na rede municipal desde 2001, completando 18 anos de ações com o uso das mídias digitais nas unidades de ensino. No ano de 2019 o projeto conta com a participação de mais de 2.300 estudantes em  unidades possibilitando o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares, através da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, produção de imagens (fotos, vídeos e desenhos), editoração e publicação na WEB, utilizando ambiente que integra os estudantes e comunidade. No desenvolvimento das atividades da produção do jornal os estudantes desenvolvem autonomia, responsabilidade e criticidade, no uso da linguagem escrita e falada por meio dos gêneros textuais produzidos.

A história do projeto

Em julho de 2001, uma equipe de professores da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba participou do Summer Institute, evento organizado por pesquisadores do MIT, do México. Lá participaram de oficinas sobre o software Pluto . (Esse software foi escolhido por ter uma peculiaridade multidisciplinar que possibilita uma integração  entre os conteúdos curriculares, a comunicação e a tecnologia digital).

Nesse mesmo ano a Secretaria inicia o projeto Extra, Extra com a participação de 11 escolas municipais de Curitiba, atendendo 329 alunos de 5ª a 8ª série e 21 professores. O acompanhamento do projeto aconteceu semanalmente. A equipe da coordenação orientou os estudantes por meio de apoio técnico e pedagógico, auxiliando nas dúvidas e realizando os ajustes necessários, tanto na organização e cronograma, como na elaboração com a produção dos jornais e utilização do software, equipamentos digitais, como por exemplo, o scanner. Essas ações foram muito importantes, pois, permitiram identificar possíveis pontos de melhoria para saná-los ao implantar o projeto em maior escala e, principalmente, localizar pontos positivos a serem destacados como modelo, apontando dados concretos.

Em 2004 o projeto é ampliado para todas as escolas municipais e passa a se chamar Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra! atendendo alunos do 1º ao 9º ano. Com a implantação da nova home educacional é implantado um novo sistema do jornal.

Encontro de Jornalistas Mirins tem como objetivo reunir os professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, participantes do “Projeto Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!”, com a equipe coordenadora, estudantes de jornalismo e jornalistas profissionais. Este ano foi organizado o 4º  encontro com a participação de 177 estudantes e 59 professores.

Objetivos

  • Possibilitar a editoração de jornal eletrônico escolar até sua publicação pela Internet desenvolvendo a construção do conhecimento e propondo novas ações pedagógicas;
  • Utilizar diferentes recursos tecnológicos para auxiliar as atividades de coberturas de eventos, entrevistas, produção de textos, proporcionando melhores condições de aprendizagem e exercício da cidadania e conscientização da responsabilidade de cada estudante na sua função.
  • Fomentar situações para que os estudantes expressem suas opiniões de diversos temas oriundos dos conteúdos abordados em sala ou sobre um tema atual de conhecimento popular.

Concursos

  • Cidadão com opinião: tem como objetivo promover a pesquisa nas mídias digitais, a leitura crítica, o desenvolvimento oral e escrito envolvendo a produção dos gêneros reportagem a proposta acontece duas vezes por ano e com temas escolhidos pela coordenação do projeto. A cada proposta é indicado um ou mais gêneros textuais. Alunos e professores que apresentam os melhores textos recebem uma menção honrosa.
  • Tirando de letra: é um evento apresentado pelos jornalistas mirins que reúne estudantes e professores da rede municipal. Nesse encontro são destacadas as boas práticas desenvolvidas no ano letivo, com premiações e homenagens aos professores  participantes.

Tutoriais:


Clique aqui e acesse a Página do Projeto Extra, Extra!
      

Escolas participantes do Projeto

 

Equipe:
Sandra Mara Castro dos Santos
Patrícia Beraldo
 
Telefone:
3350-3085