Projetos e Programas - Farol do Saber Frei Miguel Bottacin

 

O livro, fonte de conhecimento, reflexão e entretenimento, é um abrigo para leitores.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

"O livro, fonte de conhecimento, reflexão e entretenimento, é um abrigo para leitores."

        Dia Mundial do Livro foi a  data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que coincidentemente  morreram em 23 de abril de 1616.

        Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como , Mary Shelley,  Thomas Mann, Machado deAssis,  James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector entre outros.

                 

   CONHECENDO...

 

Inca Garcilaso de la Vega: nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador Inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e índios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.

Inca Garcilaso de la Vega - EcuRed

Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto  o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.

Miguel de Cervantes » Recanto do Poeta

William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.

O Imortal Shakespeare - Jornal de Brasília

 

 LIVROS QUE TODO MUNDO DEVERIA LER

 

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Se você procura bons livros para ler, os romances de Jane Austen são sempre uma ótima escolha. Poucas histórias de amor se comparam ao clássico da literatura inglesa Orgulho e Preconceito. Quando Elizabeth Bennett conhece o senhor Darcy, de início eles se odeiam. Mas, através de várias aventuras, cada um vai descobrir o bom carácter do outro. Mesmo assim, será que conseguem largar o orgulho (e o preconceito) para admitir o que sentem?

1984 - George Orwell

Em um país controlado por um regime totalitário, um homem vai se rebelar contra o sistema. Mas cada ação e até cada pensamento dele está sendo vigiado… Escrito em 1948, esse livro é quase profético sobre os perigos modernos da vigilância do Estado, da alteração da História e da criação de fake news.

Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Um dos maiores clássicos da literatura espanhola, Dom Quixote conta a história de um cavaleiro que leu demasiados romances e enlouqueceu. Dom Quixote agora pensa que é um herói, como nos livros que leu, e sai em busca de aventuras com seu leal escudeiro, Sancho Pança. Esse livro cômico inspirou muitas outras sátiras ao longo da História.

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Esse livro vale tanto pelas palavras quanto pelas ilustrações. Embora seja (oficialmente) um livro infantil, O Pequeno Príncipe analisa questões profundas sobre a vida humana. O príncipe da história vive em um pequeno planeta, onde cuida de um rosa. Quando decide visitar outros planetas, aprende o valor do amor e da criatividade.

Dom Casmurro - Machado de Assis

Existem muitos livros que exploram o ciúme no casamento, mas poucos o fazem tão bem como Dom Casmurro. A história se centra na vida de Bento Santiago, que ganhou o apelido de Casmurro. Bento se apaixona e casa com uma mulher pobre chamada Capitu, mas começa a desconfiar de sua infidelidade. E o resto… Só lendo!

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

Amor, vingança, traição e tesouro! Edmond Dantès perde tudo quando é traído por um companheiro invejoso. Agora, com uma nova identidade, ele sairá em busca de vingança, procurando destruir totalmente seus inimigos. Desde que foi publicado, O Conde de Monte Cristo nunca deixou de ser popular e inspirou muitas outras histórias.

Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle

 

A primeira história do famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, John Watson. Quando um assassinato estranho confunde a polícia, Holmes terá de empregar toda sua inteligência para resolver o mistério e apanhar o culpado, antes que uma pessoa inocente pague o preço… Para fãs do detetive, não há melhor lugar para começar.

 O Processo - Franz Kafka

Uma crítica à burocracia, O Processo conta a história de Joseph K., preso e julgado por um crime que desconhece. Como ninguém lhe diz qual foi o crime que cometeu, o protagonista não consegue se defender. A história fica cada vez mais bizarra, enquanto Joseph K. procura uma solução para uma situação impossível.

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Nessa obra-prima de Gabriel García Márquez encontramos o retrato de 7 gerações de uma família colombiana. Os membros da família Buendía têm todos histórias de vida estranhas e fantásticas, ligadas à cidade que fundaram. Uma mistura invulgar de fantasia e realismo, Cem Anos de Solidão é considerado um dos melhores livros escritos em espanhol.

 O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

Vá, são 3 livros, mas se você gosta de mundos fantásticos, não pode deixar de ler esta obra-prima. Acompanhe a história de Frodo, um humilde hobbit que tem a missão de destruir o Anel do Poder, para salvar seu mundo da destruição. Rico em detalhes e línguas inventadas, O Senhor dos Anéis transformou a literatura fantástica.

 Guerra e Paz - Leo Tolstói

Se prepare mentalmente, porque este livro é gigante! A obra-prima de Tolstói conta a história de 5 famílias aristocráticas na Rússia e como foram afetadas pela invasão de Napoleão. Entre intrigas, romances, batalhas e surpresas, esse livro é um verdadeiro épico da literatura russa.

 Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa

Considerado por muitos como o maior escritor brasileiro, João Guimarães Rosa lançou sua epopéia Grande Sertão: Veredas em 1956. O livro é não só um clássico da literatura lusófona, mas também mundial. A história se passa no sertão brasileiro e acompanha a jornada do jagunço Riobaldo, as guerras e conflitos no sertão e também seu relacionamento com o intrigante jagunço Diadorim. O escritor traz a linguagem sertaneja para a voz de seu protagonista, utilizando neologismos que muitas vezes podem ser incompreensíveis, mas que fazem total sentido na saga que é ler este grande clássico literário.

 O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

O único romance do escritor, poeta e dramaturgo Oscar Wilde é uma visão crítica, cínica e irônica da sociedade londrina no final do Século XIX. O livro conta a história de um belo jovem que tem seu retrato pintado por Basil Hallward, um artista obcecado pela beleza de Dorian. Ao longo dos anos, o personagem vai cometer diversos pecados e negligências. Sua beleza vai continuar intacta, enquanto o seu quadro receberá todas as marcas dos anos que se passaram.

 A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Se você procura bons livros para ler, qualquer obra de Clarice Lispector pode entrar na sua lista. A escritora brasileira é uma das mais celebradas no mundo literário de todos os tempos. Em A Hora da Estrela, ela conta a história de Macabea, uma datilógrafa que migra de Alagoas para o Rio de Janeiro. O livro também conta a história do narrador, Rodrigo S.M. e de suas reflexões sobre a vida e o próprio processo de escrita.

 Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Único escritor lusófono a receber o prestigiado prêmio Nobel de Literatura, José Saramago é sem dúvida um dos maiores escritores do nosso tempo. Em Ensaio Sobre a Cegueira, o escritor português cria um ambiente improvável para fazer uma análise crítica sobre a fragilidade da nossa sociedade, assim como revelar os instintos que nos tornam ao mesmo tempo humanos e animais.

 Por quem os Sinos Dobram - Ernest Hemingway

Ernest Hemingway participou de um seleto grupo de artistas e intelectuais que moraram em Paris no início do Século XX e influenciou uma geração de movimentos artísticos que viriam a surgir. Seu livro mais famoso, Por quem os Sinos Dobram, revelam as condições humanas no ambiente da Guerra Civil Espanhola. O próprio escritor serviu como voluntário nestes eventos e narrou com precisão e firmeza diversos detalhes que presenciou. Em português, o texto conta com a tradução de Monteiro Lobato.

 Hamlet - William Shakespeare

Considerado por muitos estudiosos como o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare tem por vezes sua própria identidade questionada. Seja o autor quem for, o fato é que a peça Hamlet é de longe uma das maiores influências literárias de toda a história da humanidade. “Ser, ou não ser, eis a questão”.

 Morte em Veneza - Thomas Mann

Recipiente do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, Thomas Mann foi um dos maiores escritores alemães de todos os tempos. Em seu livro, Morte em Veneza, ele explora os conceitos de beleza e obsessão. O livro conta a história de um homem mais velho que se apaixona platonicamente por um jovem polaco em suas férias na cidade de Veneza. Ele vai estudar e refletir sobre os conceitos de beleza e nunca chegará a ter contato de fato com o garoto. Como o próprio nome da obra revela, o protagonista tem seu trágico fim em uma praia da cidade italiana.

Em Busca do Tempo Perdido - Marcel Proust

Sete livros constituem a saga de Em Busca do Tempo Perdido do escritor francês Marcel Proust. Considerado por muitos como uma das maiores influências literárias do Século XX, os livros foram traduzido no Brasil por autores como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Terminar este clássico que em sua edição de bolso possui mais de 3.500 páginas é uma longa jornada, mas com toda certeza, valerá a pena.

 On The Road: Pé na Estrada - Jack Kerouac

O nome mais conhecido da Geração Beat, movimento literário dos anos 50 nos Estados Unidos, Jack Kerouac revelou as mazelas da sociedade norte-americana neste que é considerado um dos melhores livros de todos os tempos. Em On The Road, o escritor acompanha o personagem autobiográfico Sal Paradise e seu relacionamento principal com o jovem de espírito livre Dean Moriarty ao longo de várias viagens pelas estradas dos Estados Unidos.

 Pulp - Charles Bukowski

Charles Bukowski pode não agradar a todos, mas o conjunto de sua obra é sem dúvida uma grande influência para muitos artistas contemporâneos. Seu último romance, Pulp, reúne os temas e a escrita pela qual o autor ficou mais famoso: álcool, mulheres, assassinatos, investigação, e outros. É um ótimo livro para começar a conhecer este escritor que é ao mesmo tempo cultuado e odiado.

 Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Dostoiévski é uma das maiores influências para os pensamentos filosóficos que nasceram no Século XIX e XX. Suas obras afetaram pensadores como Nietzsche e Freud. Em Crime e Castigo, o escritor russo aborda as questões do existencialismo através de um personagem atormentado pelo arrependimento de um crime que cometeu.

Mrs. Dalloway - Virginia Woolf

Uma das maiores figuras literárias feministas de todos os tempos, Virginia Woolf escreveu obras que exploraram a psique feminina e ao mesmo tempo que analisavam com precisão a sociedade a sua volta. Mrs. Dalloway é uma de suas obras mais famosas. O livro se passa na mente de Clarissa, uma socialite britânica que irá realizar uma festa no final do dia. A clássica primeira frase: "Mrs. dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores" é uma das mais conhecidas pelos aficionados por literatura clássica.

 O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Um dos livros mais cultuados de todos os tempos, O Grande Gatsby é considerado a obra-prima do escritor F. Scott Fitzgerald. O livro conta a história de um misterioso milionário que realiza épicas festas na ilha de Long Island em Nova York. O vizinho de Gatsby, Nick, acaba descobrindo que a real intenção das festas é a recuperação do amor perdido de Gatsby, Daisy. A adaptação para os cinemas realizada pelo diretor Baz Luhrmann em 2013 ressaltou a exuberância dos anos 20 e a caça pelo sonho americano.

 

O Sol é para Todos - Harper Lee

Um dos livros mais importantes para os temas de desigualdade racial nos Estados Unidos, O Sol é para Todos concedeu à escritora Harper Lee o prêmio Pulitzer de ficção em 1961. O livro é narrado a partir da perspectiva de uma menina de seis anos de idade ao longo de três anos em uma cidade pequena do Alabama. Dentre vários acontecimentos, Jean Louise Finch vai acompanhar seu pai ser o advogado de defesa de um homem negro acusado de estupro. O personagem de Atticus Finch virou sinônimo e referência da moral da profissão de direito nos Estados Unidos.

 Lolita - Vladimir Nabokov

Um dos livros mais controversos de todos os tempos, Lolita do russo norte-americano Vladimir Nabokov foi lançado pela primeira vez em 1955 e causou um grande impacto na sociedade da época. Ele conta a história de um homem de meia idade que se apaixona por uma garota de apenas 12 anos. O livro é contado a partir do ponto de vista do personagem principal e dessa forma, deve ser lido através de seus olhos obcecados, compulsivos e cheios de luxúria. A escrita de Nabokov é sem sombra de dúvidas, uma das mais belas e dinâmicas da literatura moderna.

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

Histórias que possuem adolescentes como protagonistas não estavam na moda quando O Apanhador no Campo de Centeio foi lançado em 1951. É por isso, que ele foi considerado um marco na literatura mundial e continua sendo um dos livros mais aclamados em todo o mundo. Com uma escrita energética, o livro se passa em um final de semana, sob a visão de Holden Caulfield, um jovem que reflete sobre temas como sexualidade, alienação, hipocrisia social e outros.

Odisseia - Homero

O clássico poema épico de Homero é sem sombra de dúvidas uma literatura fundamental para quem gostaria de ler as obras mais importantes já escritas do mundo. Esta é a continuação da Ilíada, escrita também pelo autor grego. Em Odisseia, Homero relata o regresso de Odisseu, ou Ulisses, para Ítaca após a guerra de Tróia.

 A Divina Comédia - Dante Alighieri

O livro que inspirou milhares de obras de arte desde seu lançamento entre 1304 e 1321, A Divina Comédia é dividida em três partes: o inferno, o purgatório e o paraíso.O poema de caráter épico e teológico toca em assuntos relativos à espiritualidade e a alma humana. Ele é um dos mais importantes textos italianos já escritos e continua sendo uma fonte de inspiração para diversos meios artísticos.

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

A clássica obra infantil Alice no País das Maravilhas já foi adaptada para inúmeras mídias e continua sendo uma importante influência para autores contemporâneos. Lewis Carroll, conta a história de uma menina que cai em uma toca de coelho e encontra personagens antropomórficos em sua jornada de voltar para casa. Surrealista e brilhante, Alice nos lembra da importância dos sonhos de uma crianç

O Som e a Fúria - William Faulkner

Lançado inicialmente em 1929, O Som e a Fúria é uma das obras mais aclamadas do escritor norte-americano William Faulkner. O livro é dividido em quatro partes e tem como foco uma família aristocrática do sul dos Estados Unidos. O livro é um dos marcos da técnica narrativa conhecida como fluxo de consciência e foi uma das obras mais importantes para garantir à Faulkner o Prêmio Nobel de Literatura em 1949.

Grandes Esperanças - Charles Dickens

Adaptado inúmeras vezes para o cinema e a televisão, Grandes Esperanças é a obra mais conhecida do romancista inglês Charles Dickens. Ele conta a jornada de vida de Philip Pirip, chamado de Pip, que recebe uma fortuna de um benfeitor anônimo e se torna um cavalheiro na sociedade londrina. Os mistérios que envolvem a sua infância, assim como seu primeiro amor, serão revelados ao longo da narrativa.

 As Mil e uma Noites

Uma compilação de diversas histórias do Oriente Médio e do sul asiático estão incluídas no clássico As Mil e uma Noites. Com diversos temas que passam pelo folclore oriental, o livro ganha o título a partir de uma história de destaque. Ela é contada pela perspectiva de Sherazade, esposa do rei persa Xariar. Na história, o rei tem relações todas as noites com uma noiva diferente e manda matá-las na manhã seguinte. Para se livrar deste trágico fim, Sherazade conta histórias para entreter o rei por mil e uma noites.

Os Miseráveis - Victor Hugo

Um dos maiores clássicos da literatura francesa, Os Miseráveis revela os conflitos bélicos da França entre a batalha de Waterloo e os motins de 1832. Na história, somos introduzidos a diversos personagens clássicos, como Fantine, Cosette e Marius, mas a narrativa é mais centrada no condenado Jean Valjean. Diversas adaptações da história já foram realizadas para diversas mídias diferentes, sendo o musical de 1980 muito aclamado ao redor do mundo.

 Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Considerada a obra que iniciou o movimento literário conhecido como realismo no Brasil, Memórias Póstumas de Brás Cubas é antes de qualquer coisa, inovador. A escrita de Assis revela questões como a escravidão e as diferenças sociais sob a ótica de um narrador defunto que tem o desejo de escrever sua autobiografia.

 Mulherzinhas - Louisa May Alcott

Uma das obras mais celebradas e adaptadas em todo o mundo, Mulherzinhas conta a história de quatro irmãs que cresceram durante a Guerra Civil Norte-Americana. A escrita de Alcott faz com que a gente se apaixone pelas personagens e nos fazem torcer por cada uma delas.

 

Gostou desses livros? Ficou interessado? Quer ler?

Você encontra eles em um FAROL DO SABER, perto da sua casa.

 

 Fonte:  https://brasilescola.uol.com.br

            www.maioresemelhores.com

 

Equipe Frei Miguel

23/04/2020

 

Por que, entre tantos dias que compõem um ano, o 18 de abril  foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil ?

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil - Brasil Escola

Equipe Frei Miguel

13/04/2021

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Lei: 10.402/02 18 de abril Dia Nacional do Livro Infantil"

  Essa data muito especial foi escolhida, porque é o dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira . Ele foi o primeiro escritor brasileiro a dedicar - se na produção literária voltada para as crianças .
   Em 1924  fundou a Companhia Gráfico - Editora Monteiro Lobato, responsável pela publicação de uma série de livros didáticos e infantis .
  Lobato , dedicou-se grande parte da sua vida à literatura infanto-juvenil e a literatura paradidática , a qual reúne brincadeira,  leitura e aprendizado . 

Segundo ele : 

“ De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça . Mas para crianças um livro é todo um mundo ... “ 

   Sua primeira obra destinada para as crianças foi  : A Menina do Narizinho Arrebitado publicado em 1920 .

A Menina do Narizinho Arrebitado ? Wikipédia, a enciclopédia livre

Equipe Frei Miguel

16/04/2021

Conheça sobre o Dia Nacional do Livro Infantil - Estudo Kids

“ A Leitura engrandece a alma “
                     Voltaire 

       Você sabia , que a leitura  nos ajuda a escrever melhor.Ao ler estamos ampliando o nosso vocabulário e criando novas ideias .
       A escritora Conceição Evaristo afirma : “ a literatura nos prepara para o mundo .... “
       E é a partir da literatura que conhecemos novas realidades , novos erros , acertos e lugares que jamais pensamos em visitar .
       A leitura estimula a nossa imaginação e a fantasia , mas também é muito importante para o desenvolvimento pessoal e criativo das nossas crianças .


     Mas como criar o hábito de leitura nos pequenos em um mundo tão tecnológico e com outros atrativos ?

   Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto

Precisamos ser criativos !!!!!
 

 Seguem algumas dicas : 
   * Incentive a leitura desde cedo 
   * Crie um cantinho de leitura e deixe o momento prazeiroso 
   * Construa uma rotina de leitura e dê exemplo 
   * Escolha livros adequados e conecte a leitura com os interesses da  criança 
   * Leve - os para passeios de leitura. e os dê bons livros de presente

 

Equipe Frei Miguel

18/04/2021

 

 

CENTENÁRIO DE CLARICE LISPECTOR

 

Clarice Lispector para crianças: os 5 livros infantis da escritora

"Não escrevo para fora, escrevo para dentro", Clarice Lispector

Romancista, contista, cronista, tradutora e jornalista, considerada uma das maiores escritoras do Brasil, Em 2020, comemorou-se o centenário do nascimento de Clarice Lispector.

Décadas depois da sua morte, Clarice  ainda é um dos nomes literários que despertam mais interesse nos leitores,  nos Faróis do Saber é possível encontrar vários títulos da autora que merecem ser lidos:

 

1. A Hora da Estrela

 

A Hora da Estrela é, romance foi publicado em 1977 e é narrado por Rodrigo S.M., um escritor fictício.

A  trama narra a história de  Macabea, uma jovem nordestina que se muda para o Rio de Janeiro,  em busca de uma vida melhor. A protagonista consegue trabalho como datilógrafa e encontra no rádio uma companhia para os seus dias.

A personagem representa a luta de muitos nordestinos que chegaram na "cidade grande" e vivem lutando pela sua sobrevivência.

2. A paixão segundo G. H.

 

A paixão segundo G.H.,  publicado em 1964, considerado uma das obras mais enigmáticas da autora. O livro apresenta um  monólogo da protagonista, identificada apenas pelas suas iniciais, G.H..

Depois de demitir a empregada, a mulher vai até ao seu antigo quarto, para limpá-lo. Lá, encontra  com uma barata, que acaba esmagando, tal ato desencadeia  um turbilhão de pensamentos e questões existenciais em G.H., que vamos acompanhando ao longo do livro.

3. Perto do coração selvagem

 

Lançado em 1943, Perto do coração selvagem é romance de estréia de Clarice, escrito quando a autora tinha apenas 20 anos.

Com um tom intimista, contrariando  as grandes obras daquele tempo, o romance é voltado para a vida interior de Joana, uma jovem órfã de pai e mãe.

Com grande subtileza e sensibilidade  podemos acompanhar a busca da   protagonista pela sua identidade e também as dúvidas existenciais que a perseguem.

4. Laços de Família

 

Publicada em 1960, Laços de Família é uma obra composta por 13 contos que retratam cenários cotidianos da vida carioca, fazendo uma  crítica  à classe média da época.

Durante as  narrativas os personagens são retratados em  momentos banais, mas a   postura deles é desencantada, solitária, cheia de angústia.

Por baixo da normalidade, as histórias revelam protagonistas sufocados pelas convenções sociais,  rotinas  e obrigações.

 

Dicas de Leitura - Clarice Lispector | Secretaria Municipal de Cultura |  Prefeitura da Cidade de São Paulo

 

Equipe Frei Miguel

23/2/2021