Projeto de Robótica Educacional Ensino Fundamental I e II

O projeto de Robótica Educacional, acontece nas escolas municipais, utilizando kits de robótica que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da linguagem de programação para estudantes a partir dos seis anos de idade.

As 185 escolas da Rede Municipal possuem kits para a aplicação do projeto, do 1º ao 9º ano, com acompanhamento da Gerência de Inovação Pedagógica. No contraturno escolar, para os estudantes do 6º ao 9º ano, ocorre a oferta do Projeto de Robótica Educacional e formação de equipes de alta performance que atuam em campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR e a First Lego League - FLL.
 

No ano de 2022, teve-se 8 unidades que desenvolveram o projeto de Robótica Educacional em Contraturno Escolar.

Já neste ano foi ampliado para 10 unidades participantes do projeto! Clique na imagem abaixo para conferir as unidades e as equipes participantes:

Além das aulas do Projeto, conduzidas pelos professores dentro das unidades, as equipes também podem optar por participar de torneios e campeonatos.

As escolas municipais de Curitiba vem tendo destaque e recebendo várias premiações ao longo dos anos em todos os eventos dos quais participa, vencendo etapas regionais, nacionais e mundiais em diferentes eventos. Tais prêmios demonstram o reconhecimento de diferentes instituições ao trabalho desenvolvido nas unidades.

Os professores e estudantes do projeto recebem apoio técnico da equipe da SME, através de visitas, cursos, assessoramentos e reuniões periódicas.

Há também outras unidades que desenvolvem ações na área da robótica e da programação, embora não vinculadas ao projeto. Essas unidades também recebem apoio da equipe técnico-pedagógico da SME conforme a necessidade dos professores.

 

QUER FAZER O PROJETO NA SUA UNIDADE?

Se você tem interesse em desenvolver ações de Robótica ou de Programação na sua unidade (escola, CEI, UEI, CMEI, CMAEE), seja como proposta de trabalho de contraturno escolar, ou de forma articulada ao currículo, entre em contato conosco! Nosso e-mail principal é: robotica@curitiba.pr.gov.br.