Projeto de Robótica Educacional Ensino fudamental I e II

O projeto de robótica educacional, acontece nas escolas municipais, utilizando kits de robótica que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências, com linguagem de programação para estudantes a partir de seis anos de idade.

Todas as 185 escolas da Rede Municipal possuem kits para a aplicação do projeto, do 1º ao 9º ano, com acompanhamento da Gerência de Inovação Pedagógica. No contraturno escolar, para os estudantes do 6º ao 9º ano, ocorre a oferta de oficinas de robótica educacional e formação de equipes de alta performance que atuam em campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR e a First Lego League - FLL.
 

Neste ano de 2019, temos 6 unidades que desenvolvem o projeto de Robótica Educacional em Contraturno Escolar. São elas:

EM Prof. HERLEY MEHL (NRE BOA VISTA): equipe Star Robots, professor responsável Welson

EM Cel. DURIVAL BRITTO E SILVA (NRE CAJURU): equipes Conectados, professora responsável Joselene Costa.

EM Pref. OMAR SABBAG (NRE CAJURU): equipes Cyber Rex, professora responsável Armindaliz Cavalcante.

CAIC CÂNDIDO PORTINARI (NRE CIC): equipes Wave Robotics Team, professor responsável Wagner Souza.

EM SÃO MIGUEL (NRE CIC): equipes Fusion Robôs, professora responsável Patrícia Maiorki.

EM Profa. MARIA CLARA BRANDÃO TESSEROLLI (NRE PINHEIRINHO): equipes Tera Maniacs, professora responsável Karen Couceiro.

Além das oficinas conduzidas pelos professores dentro das unidades, as equipes também podem optar por participar de torneios e mostras.

As escolas municipais de Curitiba vem tendo destaque e recebendo várias premiações ao longo dos anos em todos os eventos dos quais participa, vencendo etapas regionais, nacionais e mundiais em diferentes eventos. Tais prêmios demonstram o reconhecimento de diferentes instituições ao bom trabalho desenvolvido nas unidades.

Os professores e estudantes do projeto recebem apoio técnico da equipe da SME, através de visitas, cursos, assessoramentos e reuniões periódicas.

Há também outras unidades que desenvolvem ações na área da robótica e da programação, embora não vinculadas ao projeto. Essas unidades também recebem apoio da equipe técnico-pedagógico da SME conforme a necessidade dos professores.

 

QUER FAZER O PROJETO NA SUA UNIDADE?

Se você tem interesse em desenvolver ações de Robótica ou de Programação na sua unidade (escola, CEI, UEI, CMEI, CMAEE), seja como proposta de trabalho de contraturno escolar, ou de forma articulada ao currículo, entre em contato conosco! Nosso e-mail principal é: robotica@edu.curitiba.pr.gov.br.