Programas e Projetos - Jayme Canet Junior (Conjunto Prata), CMEI

O Programa Linhas do Conhecimento é intersetorial e busca parceria com diferentes secretarias e órgãos municipais que compõem o quadro dos serviços municipais, com o intuito de contribuir com a formação plural de docentes e estudantes curitibanos.

O programa é desenvolvido por equipe própria vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Profissional (DPP), da Secretaria Municipal da Educação (SME), e tem como objetivo fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã, envolvendo professores e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, considerando três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade.

Para tanto, por meio do programa, são desenvolvidas propostas lúdicas, aulas de campo e/ou propostas culturais e esportivas na cidade, considerando as especificidades do nível ou da modalidade de ensino em que são desenvolvidas. Cabe ressaltar que todas as propostas são articuladas aos currículos da educação infantil e do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba e também contemplam os pressupostos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme será explicado posteriormente.

No contexto da educação infantil, as atividades têm como ponto de partida as propostas lúdicas, que contribuem para a ampliação cultural a partir do currículo, para as interlocuçõessociais e para as práticas pedagógicas dos professores, na intenção de promover a pertença dos sujeitos aos espaços urbanos. As propostas lúdicas de brincar na cidade e no entorno acontecem a partir de jogos, brincadeiras e falas protagonizadas pelas crianças durante as atividades cotidianas, tendo como mediador o profissional da educação.

Essas propostas permitem que as crianças brinquem no entorno das unidades e também apreciem propostas culturais ofertadas por meio do programa, em diferentes espaços da cidade. Além disso, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, também são organizadas as atividades pedagógicas que necessitam de transporte das crianças das turmas de Pré Único e Pré II dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba (consultar Anexo 1 – Ofício Circular n.º 05/2018 – SGE/SME).

 

 

Para conhecer mais sobre o Prgrama click no link:

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/unidade/linhas-do-conhecimento/18443

00290737.jpg
LINHAS DO CONHECIMENTO
1/1