Programa DIGA

Programa DIGA

 

IMG-20180404-WA0018.jpg

A Escola participa, desde 2017, em parceria com a UFPR, do Programa Diga. As atividades iniciaram com a versão piloto do Projeto Conviver Sem Bullying idealizado pelo professor Josafá Moreira da Cunha, que foi consolidado em 2018. Diversas pesquisas foram realizadas com as famílias e estudantes acerca da convivência escolar. Também aconteceram diversas formações para professores.

Em 2018, o programa apresentou os resultados das pesquisas para que a escola pudesse pensar em estratégias de combate ao bullying e a violência escolar. Ações como as assembléias escolares do ciclo II foram uma forma de lidar com as situações de conflito no ambiente escolar. Também nesse ano foi elaborado o projeto dos sentimentos para o ciclo I, como forma de envolver os estudantes em conversas sobre o que sentem no espaço escolar e como reagir diante de suas emoções. 

Com uma visita importante marcamos o ano de 2019, a idealizadora do projeto no Canadá Bonnie Leadbeater da University of Victoria conversou com os estudantes sobre a aplicação da versão do projeto em sua cidade, e como ele tem impactado os estudantes canadenses. 

Já em 2020, a formação do Programa Diga se estendeu para todos os funcionários da escola, inclusive para as inspetoras, que são as mediadoras de conflitos no recreio. Com a Pandemia declarada, seguimos com o projeto por meio de vídeos que partem das lições do Diga em Casa apresentadas pelo projeto e que orientam nossas ações neste momento.  

Acesse o site do PROGRAMA DIGA

Vídeo - Juntos na quarentena

Programa 1 - DIGA LÁ ANÍSIO - Diga em casa

Programa 2 - DIGA LÁ ANÍSIO - Dialogue - Falar

Programa 2 - DIGA LÁ ANÍSIO - Dialogue - Escuta Ativa

Fotos do Projeto na escola

00280845.jpg
Apresentação da escola no Seminário Conviver em 2018
1/10