Escola Municipal Cerro Azul, Escola Municipal

logo escola

Programa Conhecer Para Prevenir

A Escola Municipal Cerro Azul participa desde 2009 do Programa Conhecer para Prevenir, que tem como objetivo preparar as nossas crianças, estudantes e a comunidade escolar para agirem corretamente em situações de risco, evitando acidentes e minimizando danos em casos de catástrofe. 

O CPP é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Educação (SME), com o intuito de instruir e preparar estudantes, professores, funcionários e pais como devem agir em casos de acidentes ou eventos que envolvam abandono do prédio, incêndios ou inundações, por exemplo. Também orienta para a necessidade de permanência na unidade como em caso de tiroteios, invasões e outras situações de emergência.

As nossas crianças e estudantes, com orientação e supervisão dos professores e funcionários, participam periodicamente de treinamentos e simulados. E, semestralmente, a escola recebe a visita da equipe da Defesa Civil para um simulado surpresa.  

No dia 12/03/2019 iniciamos o treinamento dos protocolos de permanência na unidade na situação de: INVASÃO.

 

 

Programa Conhecer Para Prevenir - NRE Boa Vista:

Criado em parceria entre as Secretarias Municipais da Defesa Social (SMDS) e de Educação (SME), o Programa Conhecer Para Prevenir (CPP) tem o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto às medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, além de minimizar danos e prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. As bases conceituais do projeto foram inseridas no currículo escolar das unidades da Rede Municipal de Ensino (RME), estimulando os bons hábitos da prevenção na escola estendendo-se às comunidades e aos lares. São capacitados educadores e funcionários das unidades, nas áreas da prevenção, combate à incêndios e primeiros socorros. As crianças, ao serem orientadas, são os principais multiplicadores da real e duradoura cultura de prevenção, transformando a comunidade em um local mais seguro e com melhor qualidade de vida.
 
O Programa iniciou-se em 2005 na Regional Matriz, e posteriormente se estendeu às demais regionais de Curitiba, ampliando, de forma gradativa, o número de unidades escolares atendidas desde sua implantação. Na Regional Boa Vista, o Conhecer Para Prevenir teve inicio em 2007.
 
As fases desenvolvidas para implantação são: reunião com a direção da unidade escolar, reunião com servidores e outros funcionários terceirizados do local, reunião com a comunidade escolar, sensibilização e esclarecimentos dos estudantes, capacitação das equipes, adaptação física e sinalização, disponibilização de conteúdo pedagógico, treinamentos e simulados de emergência.
 
A intenção deste Programa é de despertar o interesse das pessoas com relação à mudança de comportamento à preparação e prevenção a situações de emergência, pois só assim as pessoas compartilharão das responsabilidades de segurança, que é dever e direito de todos.
 
Mais informações sobre o Conhecer Para Prevenir:

Fonte: NRE BOA VISTA