Profuncionário


 

  • O PROFUNCIONÁRIO é um programa voltado para os Funcionários da Educação que une as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana, comprometida ética e profissionalmente com a construção de uma educação de qualidade para todos. O Programa consolidou-se em 2006 e está amparado pelo Parecer CNE/CEB nº 16/2005, cuja homologação, pelo Ministério da Educação, ocorreu em 26/10/2005.

  • O PROFUNCIONÁRIO tem como objetivo desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização, visando contribuir para reverter a dívida histórica do estado brasileiro para com o segmento de funcionários da educação básica pública – atualmente reconhecidos pelo art. 61 da LDB, como a categoria III dos profissionais da educação, segundo o texto da Lei nº 12.014, de 2009.

  • O PROFUNCIONÁRIO é um curso sequencial que acontece na modalidade semipresencial, aproximando os funcionários, trabalhadores da educação, à uma educação de qualidade e promovendo formação técnica, atualizada e contínua.

  • Para falar sobre o Programa Profuncionário o Instituto Federal do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba convidaram o precursor da proposta, Professor Dr. João Antônio Cabral Monlevade, para uma palestra.

 

PROFUNCIONÁRIO EM CURITIBA

O Programa PROFUNCIONÁRIO, no município de Curitiba, para os funcionários da educação, iniciou em 2014, pelo chamamento por meio de edital elaborado pelo IFPR, com a oferta de dois cursos técnicos: Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos.

424 (quatrocentos e vinte e quatro) funcionários entre secretários escolares, apoio administrativo, apoio escolar e apoio na unidade, atenderam ao chamado, realizaram suas matrículas e frequentam as aulas em suas unidades polo.

187 (cento e oitenta e sete) unidades educacionais e 1 (um) sindicato (SISMMUC) participam deste Programa com seus funcionários, dispensando-os uma vez por semana para com essa formação se “trans-formarem” em técnicos.

Atualmente os cursos ocorrem em nove diferentes espaços da Rede Municipal de Ensino, sendo uma escola de cada Núcleo Regional de Educação, 9(nove) turmas do Curso Técnico em Secretaria Escolar no período da manhã e 9 (nove) turmas do Curso Técnico em Multimeios Didáticos no período da tarde.

 

Escolas Polo:

- Escola Municipal Albert Schweitzer – NRECIC

- Escola Municipal Claudio Abramo – NREPN

- Escola Municipal Durival de Brito – NRECJ

- Escola Municipal Erasmo Piloto – NREBV

- Escola Municipal João Stival – NRESF

- Escola Municipal Nossa Sra.do Carmo – NREBQ

- Escola Municipal Papa João XXIII – NREPR

- Escola Municipal Professor Brandão – NREMZ
 

A aula inaugural ocorreu em dezembro de 2014 e as aulas iniciaram em fevereiro de 2015.

A Secretaria Municipal da Educação, para atender a esta demanda,  responsabilizou-se pelos recursos humanos, físicos e tecnológicos, destinando uma sala específica no Centro de Formação Continuada para funcionamento de uma coordenação para o polo.

O encaminhamento pedagógico do Instituto Federal do Paraná, o material didático disponibilizado, os professores bolsistas contratados e o envolvimento da equipe da Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Desenvolvimento Profissional, tem dado o respaldo necessário para que os funcionários, trabalhadores da educação, recebam formação de qualidade.

Além das disciplinas dos cursos, os alunos do PROFUNCIONÁRIO desenvolvem Prática Profissional Supervisionada nas suas unidades de trabalho, momento em que refletem sobre o conhecimento adquirido durante as aulas presenciais, leituras e pesquisas, relacionando-os com a prática exercida na função.

Contato
3350-3174