FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA COM TODOS OS ALUNOS - SHOW DE TALENTOS
*FOTOS DO SKIBUNDA
1º ANOS
CONTEÚDOS
GINÁSTICA
-Ginástica formativa: práticas corporais que envolvem locomoção, equilíbrio, manipulação, combinação de posturas e que demandam o domínio e o reconhecimento corporal (correr, andar, rolar, rastejar, saltar, saltitar, lançar, receber, bater, chutar, alongar, esquivar, equilibrar, etc), podendo ser realizadas com ou sem uso de materiais e com ou sem equipamentos .
-Ginástica rítmica formativa: apropriação e criação de movimentos com base na expressividade e na exploração de vivências gímnicas da ginástica rítmica, abrangendo equilíbrios, rotações e saltos, com mãos livres e com manipulação dos aparelhos da GR.
OBJETIVOS
-Conhecer, vivenciar e ampliar as capacidades de comunicação e expressão corporal e o reconhecimento do próprio corpo, acerca de suas funções, possibilidades e limitações.
-Analisar e estabelecer relações entre a consciência corporal e o contexto no qual está inserido.
-Dar significado a novos conhecimentos e estabelecer associações a partir de referências próprias.
-Identificar formas de garantir sua própria segurança e dos(as) colegas durante as práticas corporais;
-Reconhecer as características dos fundamentos da GR.
-Vivenciar diferentes fundamentos básicos da GR.
-Ampliar as possibilidades de movimentação/expressão corporal, com e sem uso de aparelhos.
-Relacionar os fundamentos básicos da GR a outras práticas corporais;
-Criar e confeccionar materiais alternativos para a prática da GR.
-Identificar formas de garantir sua própria segurança e dos(as) colegas durantes as práticas corporais.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
-Materiais diversos: cordas pequenas e grandes, bancos, bolas, bastões, fitas, arcos, entre outros.
-Mãos livres: saltito, salto grupado, salto com pernas afastadas, salto tesoura, giro, giro sentado, giro agachado, balanceamento, circundação.
-Corda: salto sobre a corda, saltitar alternando as pernas por dentro da corda, saltitar com as pernas unidas por dentro da corda, balanceamento com a corda à frente do corpo, balanceamento com a corda dobrada à frente do corpo, balanceamento com a corda acima da cabeça, equilíbrios com a corda.
-Fita: circundação da fita, espiral, balanceamento da fita, espiral, serpentinas, serpentina com giro do corpo.
-Arco: rolamento de arco, saltito por dentro do arco, rotação do arco em partes do corpo me pé e deitado, balanceamento do arco, passagem do arco por trás do corpo, lançamento do arco, salto e recuperação, circundação.
-Bola: rolamento e recuperação da bola, rolamento da bola sobre membros superiores e inferiores, lançamento da bola de uma mão para a outra, lançamento da bola e recuperação da bola em sequência, quicar a bola ao lado do corpo, balanceamento da bola.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
-Conhece e vivencia diversas possibilidades de movimentação corporal, reconhecendo o corpo, suas partes e funções.
-Estabelece relações entre a consciência corporal e o contexto no qual está inserido, adotando atitudes de respeito e solidariedade.
-Significa novos conhecimentos e estabelece relações a partir de suas próprias referências.
-Garante sua própria segurança e dos(as) colegas durante as práticas corporais.
-Reconhece as características dos fundamentos da GR.
-Vivencia os fundamentos básicos da GR.
- Amplia as possibilidades de movimentação/expressão corporal, com e sem uso de aparelhos.
-Estabelece relações entre os fundamentos básicos da GR e outras práticas corporais.
-Cria e confecciona materiais alternativos para a prática da GR.
-Garante sua própria segurança e a dos(as) colegas durantes as práticas corporais.
2º ANOS
CONTEÚDOS
GINÁSTICA
-Ginástica formativa: práticas corporais que envolvem locomoção, equilíbrio, manipulação, combinação de posturas e que demandam o domínio e o reconhecimento corporal (correr, andar, rolar, rastejar, saltar, saltitar, lançar, receber, bater, chutar, alongar, esquivar, equilibrar, etc), podendo ser realizadas com ou sem uso de materiais e com ou sem equipamentos .
-Ginástica rítmica formativa: apropriação e criação de movimentos com base na expressividade e na exploração de vivências gímnicas da ginástica rítmica, abrangendo equilíbrios, rotações e saltos, com mãos livres e com manipulação dos aparelhos da GR.
OBJETIVOS
-Conhecer, vivenciar e ampliar as capacidades de comunicação e expressão corporal e o reconhecimento do próprio corpo, acerca de suas funções, possibilidades e limitações.
-Analisar e estabelecer relações entre a consciência corporal e o contexto no qual está inserido.
-Dar significado a novos conhecimentos e estabelecer associações a partir de referências próprias.
-Identificar formas de garantir sua própria segurança e dos(as) colegas durante as práticas corporais;
-Reconhecer as características dos fundamentos da GR.
-Vivenciar diferentes fundamentos básicos da GR.
-Ampliar as possibilidades de movimentação/expressão corporal, com e sem uso de aparelhos.
-Relacionar os fundamentos básicos da GR a outras práticas corporais;
-Criar e confeccionar materiais alternativos para a prática da GR.
-Identificar formas de garantir sua própria segurança e dos(as) colegas durantes as práticas corporais.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
-Materiais diversos: cordas pequenas e grandes, bancos, bolas, bastões, fitas, arcos, entre outros.
-Mãos livres: saltito, salto grupado, salto com pernas afastadas, salto tesoura, giro, giro sentado, giro agachado, balanceamento, circundação.
-Corda: salto sobre a corda, saltitar alternando as pernas por dentro da corda, saltitar com as pernas unidas por dentro da corda, balanceamento com a corda à frente do corpo, balanceamento com a corda dobrada à frente do corpo, balanceamento com a corda acima da cabeça, equilíbrios com a corda.
-Fita: circundação da fita, espiral, balanceamento da fita, espiral, serpentinas, serpentina com giro do corpo.
-Arco: rolamento de arco, saltito por dentro do arco, rotação do arco em partes do corpo me pé e deitado, balanceamento do arco, passagem do arco por trás do corpo, lançamento do arco, salto e recuperação, circundação.
-Bola: rolamento e recuperação da bola, rolamento da bola sobre membros superiores e inferiores, lançamento da bola de uma mão para a outra, lançamento da bola e recuperação da bola em sequência, quicar a bola ao lado do corpo, balanceamento da bola.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
-Conhece e vivencia diversas possibilidades de movimentação corporal, reconhecendo o corpo, suas partes e funções.
-Estabelece relações entre a consciência corporal e o contexto no qual está inserido, adotando atitudes de respeito e solidariedade.
-Significa novos conhecimentos e estabelece relações a partir de suas próprias referências.
-Garante sua própria segurança e dos(as) colegas durante as práticas corporais.
-Reconhece as características dos fundamentos da GR.
-Vivencia os fundamentos básicos da GR.
- Amplia as possibilidades de movimentação/expressão corporal, com e sem uso de aparelhos.
-Estabelece relações entre os fundamentos básicos da GR e outras práticas corporais.
-Cria e confecciona materiais alternativos para a prática da GR.
-Garante sua própria segurança e a dos(as) colegas durantes as práticas corporais.
3º ANOS
CONTEÚDOS
JOGOS
-Jogos esportivos: envolvem elementos do esporte como fundamentos básicos, regras adaptadas, problematizações acerca da esportivização do corpo, etc.
-Esportes com raquetes e tacos: frescobol, tênis e bets.
OBJETIVOS
-Identificar e vivenciar diferentes manifestações corporais que envolvem fundamentos básicos das modalidades esportivas.
-Compreender o objetivo básico do jogo utilizando noções táticas para alcançá-los.
-Analisar e reelaborar novas regras para os jogos esportivos.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
-Materiais necessários: garrafas de amaciantes, bolinhas de borracha, bolinhas de tênis, raquetes diferentes, jogos de bets, etc.
-Confeccionar raquetes adaptadas com garrafas de amaciante.
-Bola: lançar pra o alto com a mão direita, esquerda, alternado, em duplas, quicar, utilizar a mão como raquete.
-Raquete adaptada: lançar a bola com a mão e recuperar com a raquete, lançar para o colega recuperar, lançar para o alto esperar quicar uma vez no chão e recuperar na raquete.
-Raquete de frescobol e tênis:
-Equilibrar a bola na raquete.
-Equilibrar a bola na raquete se locomovendo pela quadra.
-Controlar a bola utilizando a raquete de forma que eles mantenham a bola no ar sem deixar a bola cair no chão.
-Bater na bola utilizando os dois lados da raquete.
-Bater a bola na raquete e quicar no chão sucessivamente.
-Andar sobre as linhas da quadra poliesportiva equilibrando a bola na raquete.
-Em duplas, trocar o maior número possível de rebatidas, evitando rebater a bola diretamente sem ela quicar no chão. Sempre que trocarem 6 bolas sem errar, eles devem dar um passo para trás, aumento progressivamente a distancia entre eles e, consequentemente, a dificuldade da atividade.
-Jogos em duplas.
-Vivenciar o jogo bets e propor variação de regras conforme conhecimento ou desejo dos alunos(as).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
-Identifica e vivencia diferentes manifestações corporais que envolvem fundamentos básicos das modalidades esportivos.
-Compreende o objetivo básico do jogo, utilizando noções táticas para alcançá-lo.
-Analisa e reelabora novas regras para os jogos esportivos.
4º e 5º ANOS
Skibunda
Neste momento as crianças puderam participar de uma atividade prazerosa, além de vivenciar as habilidades motoras de correr e escorregar em uma superfície lisa.
Show de Talentos
Proporcionar um momento onde os alunos desenvolvessem e praticassem a autonimia em organizar suas apresentações e capacitar a habilidade de desenvoltura dos mesmos.