Por que pintura?

POR QUE PINTURA?

"(...) É sabido que em outros estados além do Paraná as décadas de 70 e 80 registraram talentos com trajetórias marcantes na história da arte. Tentaremos, neste livro, mostrar os objetivos estéticos e formais de uma geração que percorreu tempos difíceis de conceituação artística, com apelo fortemente neutralizador a respeito da pintura e que, apesar de tudo, se revela expressiva e atual. Os textos teóricos que acompanham as telas dos artistas reproduzidas no livro auxiliam na compreensão da fatura artística desse período e dão suporte a esse recorte temporal de relevância na história da arte paranaense."

-2º parágrafo no texto de apresentação do livro Por que pintura? 

"Seis artistas no desafio de fazer pintura no sentido tradicional das cores na bidimensionalidade.

É a provocação para falar da pintura. E certamente, devo avisar, esse texto pretende fazer uma defesa apaixonada da pintura, tentando responder às ofensivas contra ela efetuadas pelos convertidos à tecnologia dos aparelhos eletrônicos. Nada contra a tecnologia, nem contra as novas formas artísticas, desde que realizadoras de póeticas. (...)".

Maria José Justino no capítulo "A Pintura está morta. Viva a pintura!"

Fonte: Galeria Solar do Rosário

 

Contemplados:

Simone Cristine Vanzuita - EM MIRAZINHA BRAGA - NRE MZ

Bruna Karine Pinto - EM SIDONIO MURALHA - NRE CIC

Matheus Vinicius de Souza Batista - CMEI CAJURU - NRE CJ

Importante:

Os contemplados ativos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba receberão seu exemplar em sua unidade via malote.

Os demais devem retirar no endereço abaixo em horário comercial.

Av. João Gualberto, 623 - 7º andar, Torre B - Alto da Glória

Gerência de Educação e Cultura