A OBRA INTEGRAL PARA PIANO

Padre José de Almeida Penalva nasceu em 15 de maio de 1924 e faleceu em outubro de 2002. Teólogo, regente, professora da Escola de Música de Belas Artes do Paraná/UNESPAR, musicólogo e compósitos. Estudou harmonia, contraponto, fuga, música da Renascença, se especializou em Música Contemporânea com Damiano Cozzela e em 1972 cursou mestrado em composição com Boris Porena no Conservatório Santa Cecília em Roma. Possui um catálogo musical que apresenta uma notável variedade estilística, contendo obras para instrumentos solo, música de câmara vocal e instrumental, orquestra, coro a capella, coro e instrumentos, voz – povo e instrumento, solistas – coro e orquestra.

No conjunto das obras para piano do Padre José Penalva é relevante a fusão de diversos recursos musicais, pois é uma característica que o percorre desde o início, configurando também seu traço estilístico. É relevante também a presença de recursos musicais contrastantes que perpassam o conjunto das obras, sendo encontrados separadamente e em peças diferentes.
Carmen Célia Fregoneze

Utilizou para a gravação do CD os manuscritos do compositor, presenteados a ela em 1990. Porém, algumas obras o Padre José Penalva considerava apenas um exercício de composição e, portanto, não foram doadas para a pianista, na época. No entanto, após a edição das obras pela Sociedade Amigos do Brasil, o acesso a todo o repertório pianístico do compositor foi possível, assim como sua gravação.

FAIXAS QUE COMPÕEM O CD:

CONTEMPLADOS(AS):
Aline Cristina de Lima Ferreira – CMEI Olga Benário Prestes – NREPN
Ana Maria de Camargo Dias – CMEI Bairro Novo – NREBN
Celia Regina Neres Marques – CMEI Bairro Alto Tarumã – NREBV
Cristiane Sentone Pereira – NRETQ
Lucimara Aparecida Muratori – CMEI Érico Veríssimo – NREBQ
Paula Renata Tafarelo – Protocolo/SME – Delta
Vania Cristina Proenca de Oliveira – E.M. Doutor Hamilton Calderari Leal – NRECIC
Wanisa Andréia Stuchi Alves – CMEI Érico Veríssimo – NREBQ