OS POVOS INDIGENAS E AS CRIANÇAS:

OS POVOS INDIGENAS E AS CRIANÇAS:

ELES NOS ENSINAM E NOS ENCANTAM.

Neste dia 15 de agosto de 2023, a turma do Pré Único do CMEI Vila Leão foi no Museu Indígena. A Proposta Lúdica foi proporcionada pelo maravilhoso Programa Linhas do Conhecimento, mediado pela Aparecida, referência do Programa no Núcleo Regional do Pinheirinho

Anterior a este momento, as professoras Carmen e Carolina acompanhadas pela pedagoga Jaqueline planejaram a proposta lúdica, uma vez que as professoras e as crianças estavam numa investigação curiosa sobre os povos indígenas e auxiliadas pela Aparecida seguiram os passos para fazer uso do Programa Linhas do Conhecimento e assim as crianças vivenciaram momentos para lá de significativos.

O entusiasmo das crianças já começou ao entrarem no ônibus enorme e já foram colocando o cinto sentindo-se competentes e autônomas por sair do CMEI, andar de ônibus sem a presença da família. Cheias de saberes foram olhando as ruas e identificando a rua da sua casa, da avó, o Shopping, o Mc Donald onde vai lanchar com a família e por aí foram contando...

Ao chegarem ao Museu, a empolgação e a admiração tomaram corpo de vez.

Elas já tinham conhecimentos prévios de propostas e pesquisas que haviam realizado com as professoras, faziam perguntas, narravam fatos sobre o que viam com saberes prévios sobre o assunto.

Percebiam mais detalhes do que nós adultos. Perguntaram como o Indígena conseguiu pegar dentes do tigre para fazer os adornos, identificaram as máscaras que tinham características humanas, de animais, eu Ivete, não tinha identificado.

A beleza da arte indígena, a projeção de uma Oca com os bancos em formato de animais, as luzes, a natureza presente em todos os ambientes; a utilização de materiais, vestimentas, adornos, construção de instrumentos sem agredir e ou interferir o mínimo possível no ambiente natural, são ensinamentos que precisamos levar para vida e as crianças com certeza levarão. Para elas os costumes, as histórias dos povos indígenas faziam todo sentido, pois ainda preservam a essência natural e esperamos que jamais percam essa conexão.