Repensar Caminhos na Construção das Aprendizagens
A Educação Infantil tem a premissa de acolher nossas crianças através de uma escuta atenta, valorizando o acolhimento das famílias como um todo.
Primamos pela manutenção de vínculos afetivos, sociais e pedagógicos, valorizando o cuidar e o educar da criança tornando-a a se sentir pertencente ao espaço como um todo.
A fim de garantir esse processo, toda a equipe de profissionais da Unidade desenvolvem práticas educativas potencializando interações no ambiente, e espaço de realização de diferentes propostas. Proporcionando diferentes experiências de aprendizagens.
De acordo com a BNCC, buscamos garantir os seis direitos de aprendizagens: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Convidando o professor a ressignificar o seu papel como docente potencializando uma escuta atenta para com nossas crianças.
A turma do Maternal II desenvolveu o Projeto sobre fotografia, onde as crianças apreciaram várias imagens sob uma nova ótica e perspectiva de registrar através de diferentes materiais tecnológicos. Para repertoriar a turma, as professoras levaram diferentes imagens, dentre elas a primeira câmera fotográfica.
Sofia quando segurou a imagem, com sua espontaneidade falou:
“É uma câmera fotográfica, professora”
|
Explorando o espaço externo e um dos elementos da natureza, foi proporcionado um momento de interação e experiência com as crianças, elas tiveram a oportunidade de montar uma pequena fogueira com as professoras e juntos assaram marshmellow espetados em gravetos. Foi um momento de grandes expectativas e maravilhamento ao processo como um todo.
“Nossa professora que legal fazer esse churrasco, podemos fazer de novo vai ser muito legal, e está muito gostoso esse marshmellow”
As bandejas de experiência foi umas das propostas realizadas na unidade, onde as crianças oportunizaram vários momentos de exploração de materiais diferentes como sementes de diferentes tamanhos, areia e bolinhas de orbs. Na bandeja de sementes foram disponibilizados suportes como peneiras, funil, utensílios domésticos entre outros.
Para a bandeja de areia os animais marinhos significou o contexto da proposta como um todo.