
Direção cinematográfica ou “Como eu vim parar aqui?”
15 de junho das 10h30 às 17h30
Ministrante: Bruno Costa
Nessa oficina a ideia é, de forma descontraída, falar um pouco da minha experiência na direção de filmes e a partir de exemplos concretos trazer algumas reflexões sobre esse ofício. Vamos abordar todas as etapas da direção cinematográfica passando pela análise do roteiro, direção de atores, relação com outros departamentos até a montagem e finalização. Focaremos mais especificamente na dinâmica do set de filmagem; sobre as escolhas que precisam ser feitas (muitas vezes sob pressão) pela direção, e discutir sobre as implicações éticas e estéticas dentro da obra. Em resumo trocaremos experiências sobre as agruras e alegrias de um diretor de cinema.

Direito Autoral na indústria cinematográfica
17 e 18 de junho das 18h30 às 21h30
Ministrante: Nanashara Piazentin
Esta oficina pretende se aprofundar nos principais aspectos legais da produção audiovisual no Brasil, com enfoque na compreensão da propriedade intelectual serão abordados temas como autoria, titularidade, obras protegidas, usos livres e contratos de produção e distribuição. O objetivo é capacitar profissionais a reconhecer e entender os direitos envolvidos na realização audiovisual, proporcionando confiança e segurança jurídica na produção audiovisual e nas negociações envolvidas. Utilizando uma abordagem prática, inclui estudos de caso da indústria, análise de decisões judiciais e discussões interativas para promover uma compreensão dos conceitos jurídicos fundamentais que compõe a indústria cinematográfica.

IDEIAS INOVADORAS: Escrita criativa de Projetos e a Inteligência Artificial
13 e 14 de junho das 18h30 às 21h30
Ministrante: João Paulo Mehl
Essa oficina é uma jornada criativa de um dia que une a arte da escrita de projetos culturais e a inovação da inteligência artificial. Iniciando com o envolvente “Jogo da Democracia”, os participantes colaboram na geração de ideias e propostas culturais. Através de técnicas participativas, eles desenvolveram um resumo executivo coletivo, definindo as bases do projeto. A segunda parte da oficina se dedica a explorar o potencial da inteligência artificial na escrita criativa, incluindo uma mini aula sobre o uso de prompts. Esta oficina é perfeita para profissionais da área cultural, escritores, artistas e todos que buscam expandir suas habilidades criativas e técnicas na elaboração de projetos inovadores.
Observação: As oficinas contam com acessibilidade para pessoas surdas.
Contempladas:
Gabrielle Aires dos Santos - CMEI Caiuá Ilhéus
Luana Ribeiro dos Santos – CMEI Conjunto Ilha Bela
Sheila Francisca Raucher do Canto – E.M. Duílio Calderari
Simoni Aparecida Molena Paiva - E.M Newton Borges dos Reis
Thayse Smek Uberna - CMEI Jardim Paraná