Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos atuais Faróis do Saber, que hoje funcionam como bibliotecas para escolas e a comunidade.
Eles são um pouco diferente dos atuais Faróis do Saber por terem uma parte de suas instalações, o mezanino, transformada em um espaço maker, renovando a referência das bibliotecas como centros de pesquisa e produção, como lugares de descoberta, exploração e encantamento.
E você sabia que inciativas semelhantes foram implementadas em outras bibliotecas espalhadas pelo mundo? Uma delas é o projeto The Mix, da Biblioteca Pública de São Francisco e a outra é o Teen Central, da Central Library de Boston, ambos nos Estados Unidos. Os dois projetos acontecem em espaços dentro de bibliotecas públicas e têm a intenção de oferecer a estudantes e à comunidade a oportunidade de aprender, criar, codificar, desenvolver projetos utilizando baixa tecnologia e conhecer tecnologias de ponta.
Aqui em Curitiba, os Faróis do Saber e Inovação promovem atividades extracurriculares para estudantes da Rede Municipal de Ensino, no contraturno, e também estão abertos para a comunidade em dias e horários determinados conforme o cronograma dos espaços.
Pensamos que para contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos em uma sociedade em constante transformação é importante propiciar aos indivíduos oportunidades de criar, se expressar e testar suas ideias. Assim, esse é um projeto em construção que caminha orientado pela Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional defendida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), rumo à consolidação de ambientes que incentivem:
- A construção de projetos pessoais e em grupo com base nos interesses e paixões dos participantes;
- A troca de ideias e reflexão sobre o processo;
- A colaboração e o respeito mútuo;
- A exploração lúdica, a brincadeira e a percepção do erro não como fracasso e sim como parte do processo de aprendizagem; e
- A criação com alta ou baixa tecnologia.
Então, o que as pessoas podem vivenciar ao participarem de oficinas nesses espaços? Podem desenvolver protótipos, aprender sobre modelagem 3D e ainda criar jogos, instalações artísticas, histórias, apresentações e animações, seja por meio da linguagem de programação ou de baixa tecnologia, entre outras atividades.
Gostaria de conhecer melhor o projeto? Acesse o menu do lado esquerdo ou entre em contato conosco!
Conheça o Caderno dos Faróis do Saber e Inovação, clicando na imagem abaixo: