O que é

 
Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos atuais Faróis do Saber, que hoje funcionam como bibliotecas para escolas e a comunidade.
 
Eles são um pouco diferente dos atuais Faróis do Saber por terem uma parte de suas instalações, o mezanino, transformada em um espaço maker, renovando a referência das bibliotecas como centros de pesquisa e produção, como lugares de descoberta, exploração e encantamento.

E você sabia que inciativas semelhantes foram implementadas em outras bibliotecas espalhadas pelo mundo? Uma delas é o projeto The Mix, da Biblioteca Pública de São Francisco e a outra é o Teen Central,  da Central Library de Boston, ambos nos Estados Unidos. Os dois projetos acontecem em espaços dentro de bibliotecas públicas e têm a intenção de oferecer a estudantes e à comunidade a oportunidade de aprender, criar, codificar, desenvolver projetos utilizando baixa tecnologia e conhecer tecnologias de ponta.

Aqui em Curitiba, os Faróis do Saber e Inovação promovem atividades extracurriculares para estudantes da Rede Municipal de Ensino, no contraturno, e também estão abertos para a comunidade em dias e horários determinados conforme o cronograma dos espaços.

Pensamos que para contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos em uma sociedade em constante transformação é importante propiciar aos indivíduos oportunidades de criar, se expressar e testar suas ideias. Assim, esse é um projeto em construção que caminha orientado pela Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional defendida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), rumo à consolidação de ambientes que incentivem:

 

  • A construção de projetos pessoais e em grupo com base nos interesses e paixões dos participantes;
  • A troca de ideias e reflexão sobre o processo;
  • A colaboração e o respeito mútuo;
  • A exploração lúdica, a brincadeira e a percepção do erro não como fracasso e sim como parte do processo de aprendizagem; e
  • A criação com alta ou baixa tecnologia.

 

Então, o que as pessoas podem vivenciar ao participarem de oficinas nesses espaços? Podem desenvolver protótipos, aprender sobre modelagem 3D e ainda criar jogos, instalações artísticas, histórias, apresentações e animações, seja por meio da linguagem de programação ou de baixa tecnologia, entre outras atividades. 

Gostaria de conhecer melhor o projeto? Acesse os menus do lado esquerdo ou entre em contato conosco!

Conheça o Caderno dos Faróis do Saber e Inovação, clicando na imagem abaixo: