Uma das crianças da turma trouxe em determinada ocasião uma adivinha e realizou para turma. Nos dias seguintes, as professoras da turma do pré 2, perceberam o interesse das crianças pelas adivinhas pois o tema estqava muito presente nas conversas da turma ganhando cada vez mais espaço.
Além de proporcionar o desenvolvimento lógico e a oralidade, as crianças estão ampliando seu repertório pessoal de adivinhas e começam a elaborar suas prórpias adivinhas.
Neste intuito, as crianças tem confeccionado semanalmente cartazes de adivinhas convidando as famílias a registrarem suas respostas, que posteriormente, são lidas à turma, analisadas as hipóteses e, por fim, reveladas as respostas às crianças.
Em casa, com a participação das famílias, as crianças estão confeccionando um caderno de adivinhas preferidas e, por meio de sorteio, uma criança é escolhida para levar o material para casa e realizar o registro de uma adivinha e sua resposta.
Em sala, estão compondo um livro de adivinhas "originais" da turma, criadas espontaneamente pelas crianças. As respostas são analisadas pela turma e o registro é realizado pelo autor da adivinha.


