TRABALHANDO A ESCRITA DO NOME COM DIFERENTES RECURSOS
Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba (2010), no processo de construção de conhecimento nas turmas de Educação Infantil, "as linguagens artísticas têm importante papel ao apoiar as crianças a fazerem leituras diversas, a exercitarem a representação de ideias, a expressarem sentimentos e a se comunicarem antes de dominarem linguagens mais complexas como a escrita, ao mesmo tempo que acompanham e mobilizam o desenvolvimento desta e de outras aprendizagens futuras".
Segundo relato do Professor José Valter, regente da turma do PRÉ B (tarde), para as crianças das turmas de Educação Infantil escrever o próprio nome é um grande desafio. Dentre as 25 crianças de sua turma, cada uma está num estágio diferente dos demais. Portanto, para que a maior parte descubra com mais facilidade as letras do próprio nome, faz-se necessário desenvolver atividades que prolonguem o contato com a escrita, contudo, sem tornar-se uma atividade enfadonha.
Visando alcançar a totalidade das crianças do PRÉ B e respeitando as individualidades e os níveis de dificuldade para cada criança o professor neste trabalho optou englobar em apenas uma atividade de escrita do nome os vários recursos possíveis para a escrita.
Desta forma iniciou-se o trabalho com a pintura com tinta guache sobre os nomes colados com fita crepe. Após a secagem das mesmas, as crianças desgrudaram as fitas para descobrir o seu nome.
Na segunda etapa foi proposto que as crianças procurassem em revistas as letras dos nomes (caixa alta), tendo como referência o nome encontrado no primeiro momento. Esta etapa representou o maior desafio em relação ao tempo e organização do trabalho, em vista que buscou-se desenvolver a autonomia nas crianças, que eram responsáveis em procurar e organizar os recortes. Segundo a fala do próprio professor muitas letras se perderam neste processo até ser concluído na totalidade.
Após a conclusão da pesquisa das letras cada criança, com auxílio do professor, realizou a colagem das mesmas para formar o seu nome e registrou a sua tentativa de escrita, usando primeiramente como riscante a caneta hidrocor e posteriormente o lápis de escrever.
Como complemento ao trabalho realizado cada criança contou e registrou a quantidade de letras do seu nome.
BNCC:
-Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
-Traços, sons, cores e formas.