MOSTRA TATO 15 ANOS - EMILIANO, QUINTAL QUE TAL E ENTRE JANELAS (12/05)

A Mostra da Cia Tato Criação Cênica é a comemoração aos seus 15 anos, nela será apresentado todo o repertório da Cia, composto por 3 espetáculos e 2 caixas de teatro em miniatura.

Serão quatro dias de Mostra co,m os seguintes espetáculos: Tropeço (2004), E Se... (2008), Entre Janelas (2014), Emiliano (2017) e Quintal Que Tal (2018).

     

 

 

BREVE HISTÓRICO TATO

Fundada em 2004, a Tato Criação Cênica já se apresentou em 11 países e todos os estados brasileiros. Seu espetáculo de estreia, Tropeço (2004), já ultrapassou a casa das 1000 apresentações e foi premiado em vários festivais. Ganhou, entre outros, o Prêmio Gralha Azul de Melhor Espetáculo concedido pelo Centro Cultural do Teatro Guaíra do Estado do Paraná e prêmio do Júri especializado no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, melhor espetáculo, direção, iluminação e sonoplastia original no FETACAM (Campo Mourão) e em 2017 foi eleito o melhor espetáculo no FIMO em Ovar-Portugal. A Tato desenvolve seu trabalho de pesquisa cênica tendo como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal, buscando, com a integração das linguagens do teatro, da consciência corporal,  da mímica e do teatro de animação, comunicar e emocionar através do simples. Além de Tropeço e E Se... (2008), realizado pelo prêmio Miriam Muniz da Funarte( 2007), e também premiado como melhor pesquisa no teatro de animação no Festival de Campo Mourão, a cia. Tato estreou em 2014 o espetáculo Entre Janelas, sua obra mais recente e já premiada com menção honrosa no FENATA em Ponta Grossa-PR.

Emiliano (início às 14h30)

Emiliano é um teatro de caixa, conhecido como teatro lambe-lambe, onde o micro espetáculo de 3 minutos dentro da linguagem da animação corporal, é apresentado para um espectador por vez.  Cada passo de Emiliano é um desafio, uma luta incessante contra a estagnação.

Ficha Técnica

Duração: 3 minutos

Concepção e manipulação: Dico Ferreira

Cenografia e adereços: Eduardo Santos

Trilha Sonora: Ary Giordani

Figurino: Elane Maia

Quintal que tal (início às 14h30)

Sustentabilidade e educação ambiental, são temas muito importantes para construir um futuro melhor para as próximas gerações Quintal que tal nasceu dessa urgência em mostrar como pequenos atos podem transformar a nossa realidade. O que acontece nos quintais dos nossos vizinhos? Do outro lado da cerca, a história de uma personagem aprendendo que maus hábitos podem gerar o caos ao seu redor.

 

Ficha técnica

Criação e manipulação: Fran Schmeider

Direção: Dico Ferreira

Construção: Fran Schmeider e Alyne Rocha

Duração: 3 minutos

Entre Janelas (início às 15h)

Inspirado no livro Uma Janela Entre Dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu!

Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar-se ao seu velho amigo.

 

Ficha Técnica

Adaptação: EDUARDO SANTOS E DICO FERREIRA

Atores/ Bonequeiros: EDUARDO SANTOS E CAROLINA MAIA
Cenotécnica: TIM SANTOS
Produção: TATO CRIAÇÃO CÊNICA
Direção: DICO FERREIRA
Figurinos: LUCIANA FALCON
Trilha sonora:  MARCELO OLIVEIRA
Projeto Original: EDUARDO SANTOS
Colaboração: KATIANE NEGRÃO

 

 

Serviço:

Data: 12 de maio de 2019

Horário: 14h30 e às 15h

Duração: 12 minutos (1ª sessão) + 45 minutos  (2ª sessão)

Local: Teatro de Boneco Dr. Botica - Shopping Estação.

Este sorteio dará direito a assistir aos três espetáculos abaixo listados, no dia 12/05 das 14h30 às 15h45:

                 Emiliano e Quintal Que Tal das 14h30 às 15h

                 Entre Janelas das 15h às 15h45

Contemplada para as peças EMILIANO, QUINTAL QUE TAL E ENTRE JANELAS  (12/05 às 14h30)

Michele de Moraes Porto  - CMEI MARECHAL RONDON II (NRECIC)