Escola Municipal Cerro Azul, Escola Municipal

logo escola

MOMENTO CÍVICO NA ESCOLA!

A Escola Municipal Cerro Azul, em sintonia com a Lei nº 12.031/09 que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas na tentativa de incentivar a valorização cívica, semanalmente realiza o Momento Cívico no período da manhã e da tarde. A cada semana uma turma fica responsável em segurar as Bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba.

Ações cívicas estimulam reflexões sobre patriotismo:

"O primeiro projeto educacional voltado para o ensino moral, cívico e econômico, apresentado à Câmara dos Deputados em 1826, já sinalizava uma preocupação das autoridades em relação ao tema. Mais tarde, em 1909, a criação de um currículo nacional com inserção de algumas disciplinas iniciou o debate sobre as finalidades do ensino e a possível criação de uma disciplina de educação moral.

Em 9 de abril de 1942, o artigo 1º da ‘Lei Orgânica do Ensino Secundário’ já mencionava as finalidades do ensino, entre elas, elevar a “consciência patriótica e humanística” dos estudantes. Em 1961, a Lei de diretrizes e bases do ensino nacional instaurava a “formação moral e cívica do aluno através de processo educativo”. Somente em 1971, a Lei nº 5.692/71 formalizou o ensino de ‘Educação Moral e Cívica’ na educação básica do País.

A disciplina foi extinta no início dos anos 90, hoje segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a proposta é diferente.

Segundo o Ministério da Educação, a função da escola também é participar da formação moral dos estudantes. Esta mudança então, se justifica já que a temática não deve ser tratada de forma individual, por cada professor, mas sim deve ser objeto de reflexão da escola como um todo.

Assim, valores e regras podem ser transmitidos pelos professores por meio de livros didáticos, avaliações e até mesmo por meio do comportamento dos próprios alunos.  

Dessa forma, ao incentivar reflexões e vivências coletivas é mais fácil estimular que o aluno desenvolva atitudes e ações, a fim de construir um ambiente mais democrático. A partir desse pensamento é que surge a preocupação de se trabalhar os valores éticos nas escolas" (Fonte: Portal Brasil).

00209091.jpg
HINO
1/5