LIVRO UMA RUA CHAMADA CARNAVAL

Como parte integrante, das comemorações do aniversário de Curitiba, o Projeto Cultura em Movimento sorteia alguns produtos que valorizam nossa querida cidade.

Mirando a brincadeira

Julio Garrido é um grande amigo e amado do Garibaldis e Sacis. É um folião que se achega, criando espelhos para nos mostrar quem somos e como somos. Suas imagens, ao mesmo tempo em que nos revelam, nos recriam, porque, a partir do que vemos, desejamos ser mais e melhores. Ao surgir o fotógrafo Julio Garrido, no Garibladis e Sacis, fomos nos convencendo das nossas proporções, pois, ele nos mira de perto, por dentro e durante todas as atividades da gente!

...

Sempre me lembrei de como ele fois construindo, com a gente, a ARCAGS (Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Garibaldis e Sacis), no ano de 2013, a sua exposição Caras de Carnaval em nossa antiga sede – o Terreirão Cultural, tendo como suporte para as fotos resto de demolição, recolhidos nos arredores do centro histórico de Curitiba, ele foi colocando as suas/nossas fotos, em janelas e portas antigas da cidade, e assim, foi retratando a nova festa garibáldica, no antigo da cidade, como se desde sempre estivéssemos ali! E nesta metáfora exibe as nossas mais profundas ambivalências: o novo e o velho, tradição e modernidade, marchinhas e funks, sagrado e profano, naturalismo e grotesco, adulto e infantil, centro e periferia, a luta e o gozo.

Seu registro é vigoroso e apaixonado! Nos arrebata, muito nos honra, representa e revela!

...

Viva Júlio Garrido!!

Por Itaercio Rocha

LANÇAMENTO

Garibaldis e Sacis já estiveram em diferentes ruas, no centro da cidade, no bairro, na praia e na Lapa. Caras, poses e alegrias multidiferenciadas dos inúmeros foliões foram sendo retratadas pelas lentes do fotógrafo e folião, Julio Garrido, que conta, nesta obra, a história do bloco, através de imagens, que se misturam com as músicas e os personagens.

Garrido, Julio. Uma rua chamada carnaval. Curitiba: Máquina de Escrever, 2018.

188 páginas – capa dura – 30 x 30 cm

 

Contempladas:

JUSSARA DO ROCIO DE ANDRADE – CMEI CURITIBA – NREMZ

LEALIS DE MELO FREITAS – CMEI OSNI CAMARGO CARVALHO – NRECIC