LIVRO JORNAL VOZ DO PARANÁ

O livro “Voz do Paraná – Uma História de Resistência”, que conta a trajetória de um dos mais importantes jornais do Paraná, de autoria do jornalista Diego Antonelli, é uma obra que reconstitui a história do semanário idealizado em 1956 pelo então arcebispo de Curitiba dom Manuel da Silveira D’Elboux, para ser o jornal oficial da Igreja Católica no estado e que mais tarde acabaria se transformando num dos símbolos paranaenses de resistência ao regime militar nos anos 1970.

Segundo Antonelli, o Voz do Paraná era feito com profissionalismo e reportagens investigativas e mostrou ousadia frente aos limites da censura imposta pelos governos militares. “Foi um jornal que marcou época no Paraná. Era distribuído em todo o estado e conseguia driblar a censura, ameaças e outros limites da época”, conta o autor. No início dos anos 1970 o médico radiologista e ex-secretário estadual de Saúde Roaldo Koehler tomou as rédeas do veículo. A partir de então, o jornalista Aroldo Murá passou a ser o diretor de redação enquanto o jornalista Celso Nascimento assumia a chefia de redação. Outros nomes que ganharam destaque na imprensa paranaense e nacional também passaram pelo semanário, como Maí Nascimento, Toninho Vaz, Luiz Manfredini e Teresa Urban.

Diego Antonelli conta que assuntos políticos, econômicos e sociais passaram a ser temas constantes de reportagens produzidas pela equipe. Como os próprios entrevistados apontam, a Voz do Paraná foi um oásis em tempos de censura militar. Nomes de opositores ao regime, como dom Paulo Evaristo Arns e dom Hélder Câmara, eram ouvidos com frequência pelo jornal. O semanário ainda fez diversas reportagens sobre denúncias de escândalos de corrupção, envolvendo políticos paranaenses importantes da época, com grande repercussão. “Os editores recebiam ‘bilhetinhos’ da censura, mas conseguiam ousar frente às dificuldades da época”, salienta o autor do livro.

 

Antonelli, Diego.

Jornal Voz do Paraná: uma história de resistência/ Diego Antonelli.- Curitiba,PR: Esplendor, 2019.

144p. il.: 16x22cm

Inclui bibliografia

ISBN 978-85-63412-29-4

 

Para participar do sorteio, CLIQUE AQUI.