LIVRO CAMINHOS DOS CAMPOS DE CURITIBA AOS CAMPOS GERAIS

Como parte integrante, das comemorações pelo aniversário de Curitiba, o Projeto Cultura em Movimento sorteia alguns produtos que valorizam nossa querida cidade.

Neto de ervateiro, Nego Miranda herdou do avô o gosto pelas paisagens paranaenses, que estão presentes em quase todos os seus projetos autorais. Nascido em Curitiba, desenvolveu nos anos 70 a paixão pela fotografia e, de forma autodidata, começou a trabalhar no campo da publicidade com Geraldo Magela, Paulo Leminski, Solda, entre outros. Nos anos 80 integrou junto com Márcio Santos, Dico Kremer e João Urban a ZAP, estúdio de fotografia publicitária. Mais tarde fundou a Fototécnica com João Urban. Até o início dos anos 2000 Miranda e Urban seguiram com a fotografia publicitária, acompanhando as inúmeras mudanças que a fotografia viveu nesta virada do século.

Paralelamente à publicidade, Nego Miranda desenvolveu ensaios e, muitos desses ensaios viraram livros.

Obteve premiações no Prêmio Fundação Conrado Wessel/São Paulo em 2011; no Prêmio Porto Seguro/São Paulo, em 2010; no 2º Salão Internacional de Fotografia em Havana, 1994; no 2º Concurso Ilford/Micro de Fotografia P&B; na Bienal de Fotografia Ecológica de Porto Alegre em 1982, entre outros.

Além de livros autorais, atuou também na área editorial com a reprodução de obras de arte, fotografia documental e breves ensaios nas revistas GráficaErosEt Cetera e Helena. Ministrou minicursos de fotografia documental nas escolas Portfólio e Centro Europeu, ambas em Curitiba. Em 2018, foi homenageado na Câmara Municipal de Curitiba pelos seus 40 anos de atuação profissional, nas áreas da fotografia publicitária, fotojornalismo e fotografia autoral.

Atualmente o ritmo de suas lentes diminuiu, mas um último projeto de livro –Caminhos dos Campos de Curitiba aos Campos Gerais – foi editado em 2018. Nesse, em parceria com a pesquisadora Rosemeri Marenzi e o jornalista José Carlos Correa Leite, reúne fotos atuais e de arquivo sobre os Campos Gerais, as pessoas, histórias e paisagens.

 

Miranda, Nego. Caminhos dos campos de Curitiba aos Campos Gerais.; texto de Zeca Corrêa Leite; pesquisa de Rosemeri Carvalho Marenzi. – Curitiba, Pr: Edição do Autor, 2018.

156 páginas – capa dura – 21x21cm

Contempladas:

FABIANE ISIDORO – E.M. SIDONIO MURALHA – NRECIC

JUREMA DE MEDEIROS TEMPSKI – E.M. MONSENHOR BOLESLAU FALARZ – NRESF

MARIA MADALENA MONTEIRO DOS SANTOS – E.M. CEI CURITIBA ANO 300 – NREBV

MIRIAN MELO DA COSTA – E.M. AUGUSTO CESAR SANDINO – NREBV

SONIA CRISTINA QUADROS – CMEI JARDIM PARANAENSE – NREBQ

RESULTADO SORTEIO EXPO EDUCAÇÃO 2019:

ARIDINA M. DE LIZ DOS SANTOS – CMEI TERUKO BELTRÃO – NRECJ

BERLY M. L. VOLPATO – E.M. CARAMURU – NREMZ

BRAULIA DE FATIMA G. CICARELLO – CEI BELA VISTA DO PARAÍSO – NREBV

CAUÃ FERREIRA SOSS – E.M. SÔNIA MARIA COIMBRA KENSKI – NRESF

ERNILDE XAVIER – CMEI CANDIDO PORTINARI – NRECIC

JOSÉ ROBERTO – E.M. SIDONIO MURALHA – NRECIC