LIVRO ARTE 725: SEMEANDO NOVOS OLHARES

No projeto “Semeando Novos Olhares” cada artista participante elaborou trabalhos de acordo com sua linguagem artística e poética. As obras foram apresentadas em formato inédito, estimulando e provocando ainda mais o olhar. Ao final do ciclo das exposições, os artistas realizaram palestras para alunos, professores e funcionários. Além das doações de obras e palestras, foram entregues à escola convites colecionáveis e catálogos. Agora toda esta experiência está no livro Arte 725 – Semeando Novos Olhares. “Eu saí do ateliê 725, mas o ateliê nunca saiu de mim. Passei por experiências incríveis e momentos inesquecíveis. Fiz amigos para a vida!” declara Katia Velo, artista que por quase 10 anos frequentou o ateliê de Edilson Viriato que fica na Alamenha Lins 725, Rebouças, o número foi a inspiração para o projeto.

DEPOIMENTO PROJETO NOVOS OLHARES DE KATIA VELO

A Arte está intrinsecamente ligada a nós. Desde os mais primórdios tempos, temos por necessidade demonstrar nossos pensamentos, sentimentos e emoções e o fazemos por meio da música, dança, desenho, pintura. É neste caminho que o projeto Novos Olhares realiza um serviço público de conscientização e valorização da Arte que inevitavelmente levará o aluno a compreender melhor o meio em que vive e a si mesmo. A Arte não é algo apenas a ser ensinado e sim aprendido, apreendido e difundido, pois está sempre em permanente mudança e todo fazer artístico, em suas diversas linguagens, deve ser incentivado e valorizado. O trabalho com Arte, que em si mesmo é tão complexo, nos oferece múltiplas possibilidades ou caminhos. Trabalhar com o sensível é ir além do olhar, é o perceber-se, é interiorizar-se, é a essência. O ensino de Arte nas escolas, com qualidade, comprometimento e seriedade, resultará em indivíduos mais seguros e independentes. A Arte possibilita conhecimento do meio e de si mesmo e também a valorização, resgate da autoestima. Neste sentido, o Projeto Novos Olhares cumpre totalmente com esta função e vai muito além, interagindo com os alunos por meio de uma intensa programação de exposições, contato direto entre direção, professores, artistas e alunos, onde todos puderam falar e serem ouvidos e ainda realizaram um belíssimo trabalho de intervenção artística, acompanhados diretamente por todos os artistas do projeto, no próprio muro da Escola. Isto é realmente um marco! O Projeto Novos Olhares certamente mudou a vida de todos os envolvidos. Não há como participar de algo tão intenso e não haver profundas e significativas transformações.

Artistas participantes do projeto Semeando Novos Olhares

Ana Muller

Ana Serafin

Beatriz Gonçalez

Cirlei Gonçalves

Denise Abujamra

Edilson Viriato

Elisangela Justino Strasser

Elisiane Correa Wengerkiewicz

Katia Kimieck

Leandro Souza

Luiza Uady Siwek

Magali Robaina

Marinice Skalski Costa

Nilva Rossi

Silvana Camilotti

Soraya Milani

Ficha Técnica:

Coordenação: Marinice Skalski Costa

Curadoria: Edilson Virato

Texto apresentação: Fernando A. F. Bini

Texto crítico dos artistas: João Covello

Texto sobre o projeto: Marinice Skalski Costa e Elisangela Justino Strasser

Texto depoimento: Katia Velo

Fotografia: Jorge Kimeck e Katia Velo

Projeto gráfico: Rambla 7

Captação: Mário Busato

Revisão: Katia Velo e Martha Dias Schlemm

Versão para o inglês: Martha Dias Schlemm

Contrapartida cultural: Grupo Arte 725

Impressão: Grafiven

Triagem: 2.000 Exemplares

 

Semeando Novos Olhares – Arte 725/texto apresentação

Fernando Bini: texto crítico dos artistas: João Covello: texto sobre o projeto: Marinice Skalski Costa e Elisangela Justino Strasser: texto depoimento: Katia Velo: versão para o inglês: Martha Dias Schlemm. – Curitiba, PR: Edição do autor, 2018.

152 p.: principalmente il.: 21X29,7 cm

 

Contempladas:

ADRIANA REGINA DOS SANTOS PARREIRA - CMEI IRMÃ DOROTHY MAE STANG - NREBV

ALINE SANTI BOTTON GAIDESKI – E.M. ANITTA M. GAERTNER - NRECIC

GISELE GURSKI - E.M. FRANCISCO HÜBERT - NREBQ

JENIFFER CRISTINA ALVES SAMPAIO – E.M. SADY SOUSA - NREBN

JUSSARA DO ROCIO DE ANDRADE - CMEI CURITIBA - NREMZ