Lembranças Brincantes

Brincávamos nas árvores, nos cipós... Era uma aventura!
Minha avó fazia bonecas de palha de milho e tinha até cabelinho.
Meus irmãos brincavam nas poças que se formavam após as chuvas! Que festa!
Balanças nas árvores, bolinhos de terra! Coisa boa!
Brincávamos de “mãe pega-escorrega”,
tinha este nome porque brincávamos na chuva e ficávamos lisos!
Muito jóia! Meus olhos estão lacrimejando por lembrar
com tanto amor destes momentos tão preciosos!
Nossas crianças precisam disto!

Simone Peczek Gomes – Profissional do CMEI Hortências - NRE BQ

 

Com o objetivo de resgatar a memória brincante curitibana, de modo a valorizar sua história e socializá-la, nos meses de junho a setembro de 2015 foi realizada a ação Lembranças Brincantes, a qual contou com uma pesquisa que mobilizou diferentes profissionais que atuam na Educação Infantil da RME de Curitiba e famílias das crianças a ativarem suas lembranças brincantes.

Tal pesquisa contou com a organização de um questionário on-line, o qual foi encaminhado por e-mail às instituições para preenchimento. As questões foram referentes aos jogos, brinquedos e brincadeiras favoritas da infância (amarelinha, bola, betes, pega-pega, entre outros), onde brincava (rua, quintal, parquinho, praça, na casa de avós, dentro de casa/apartamento, entre outros lugares), com quem (sozinho, irmãos, pais, vizinhos, amigos, primos ou outras pessoas) e onde passou a infância.  

Ao rememorarem suas lembranças brincantes, profissionais e familiares realizaram uma reflexão sobre o passado e reconstruíram suas experiências, as quais contribuíram para dar visibilidade à memória brincante curitibana.

Para conhecer os resultados da pesquisa, clique na imagem abaixo:

                                                                                                                                  

 

Para ter acesso aos dados da pesquisa por região da cidade de Curitiba e ler relatos referentes às lembranças brincantes, clique no mapa: