JORNAL " NOSSA HISTÓRIA"

VOCÊ CONHECE O “Jornal do CMEI Bairro Novo – Nossa História”

Pedagoga: Alvaides R. Feldkircher

O acúmulo de conhecimentos a respeito da especificidade da aprendizagem da criança e da complexidade com que ela vai construindo sentidos sobre si e sobre o mundo tem colocado uma especial atenção para as estratégias educativas necessárias para o campo da Educação Infantil. Os documentos que norteiam o trabalho pedagógico para a Educação Infantil têm contribuído e avançado significativamente. A Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil, por exemplo, advoga pela centralidade da criança no trabalho pedagógico e orienta as instituições a reconstruírem o papel do professor.

O Currículo da Educação Infantil de Curitiba, pg. 141, sinaliza que a Documentação Pedagógica não deve ser vista como ato de registar, ela é uma abordagem que suscita o diálogo entre bebês, crianças, famílias e profissionais, permitindo constituir memória e tornar visível a potência dos pequenos e as construções de suas aprendizagens. Produz elementos para pensar e transformar o cotidiano, fortalecendo e partilhando as relações como compromisso ético e democrático, permitindo a participação e reconhecimento do pertencimento social.

Partindo do que foi exposto e conscientes do que disse Loris Malaguzzi, que “o que não é visto, não existe” e como parte da nossa Documentação Pedagógica, vimos por meio do “Jornal do CMEI Bairro Novo – Nossa História”, dar um pouco de visibilidade daquilo que temos dialogado, observado, escutado e sentido, das crianças, dos familiares, dos professores, dos espaços,  dos materiais, dos tempos, neste ano e em outros momentos, os quais também nos auxiliarão a estar mais próximos, a criar situações de aprendizagens e projetar a continuidade das ações, de forma a qualificar, ainda mais, todo o contexto educativo.

Referenciais:

 

Documentação Pedagógica - Concepções e Articulações

Caderno Nº 01 MEC – 2018

Currículo da Educação Infantil de Curitiba: Diálogos com a BNCC.