Jornal Eletrônico


O projeto do jornal eletrônico está presente na rede municipal desde 2001, completando 21 anos de ações com o uso das mídias digitais nas unidades de ensino. O projeto possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares por meio da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, a produção de imagens (fotos, vídeos e desenhos), até a editoração e a publicação na WEB. O projeto conta com ambiente virtual que possibilita a comunicação entre os estudantes e a comunidade em geral.

Os professores participantes do projeto realizam a supervisão das ações e os estudantes, denominados jornalistas mirins, as coberturas de eventos, as entrevistas, entre outras ações, e produzem os textos, publicando-os no sistema do jornal. No desenvolvimento das atividades, os estudantes desenvolvem autonomia, responsabilidade e criticidade no uso da linguagem escrita e falada por meio dos gêneros textuais produzidos.

A história do projeto:

Em julho de 2001, uma equipe de professores da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba participou do Summer Institute, evento organizado por pesquisadores do MIT, no México. Lá realizaram oficinas sobre o software Pluto (escolhido por ter uma peculiaridade multidisciplinar que possibilitava a integração  entre os conteúdos curriculares, a comunicação e a tecnologia digital).

Nesse mesmo ano, a Secretaria iniciou o projeto Extra, Extra com a participação de 11 escolas municipais, atendendo 329 estudantes de 5ª a 8ª série e 21 professores. O acompanhamento do projeto aconteceu semanalmente. A equipe da coordenação orientou os estudantes por meio de apoio técnico e pedagógico, auxiliando nas dúvidas e realizando os ajustes necessários, tanto na organização e cronograma, como na elaboração da produção dos jornais, utilização do software e equipamentos digitais, como por exemplo, o scanner. Essas ações foram importantes, pois permitiram identificar questões a serem melhoradas para implantar o projeto em maior escala e, principalmente, pontos positivos a serem destacados como modelo, gerando dados concretos.

Em 2004 o projeto foi ampliado para todas as escolas municipais e passou a se chamar Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra! atendendo estudantes do 1º ao 9º ano. Com a implantação da nova home educacional foi implantado um novo sistema do jornal, que vem sendo melhorado e utilizado até os dias de hoje.

Ações propostas pelo projeto:

Encontro de Jornalistas Mirins: tem como objetivo reunir os professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, participantes do “Projeto Jornal Eletrônico”, com a equipe coordenadora, estudantes de jornalismo e jornalistas profissionais.

Concursos:

Cidadão com Opinião: tem como objetivo promover a pesquisa nas mídias digitais, a leitura crítica e o desenvolvimento oral e escrito envolvendo a produção de gêneros da esfera jornalística. A proposta é desenvolvida duas vezes por ano, por meio de temas da atualidade, escolhidos pela coordenação do projeto. Alunos e professores que apresentam os melhores textos recebem uma menção honrosa.

Tirando de Letra: é um evento apresentado pelos jornalistas mirins que reúne estudantes e professores da rede municipal. Nesse encontro são destacadas as boas práticas desenvolvidas no ano letivo, com premiações e homenagens aos professores participantes.

Tutoriais:


Clique aqui e acesse a Página do Projeto!
      

Equipe:

Patrícia Beraldo
Sandra Mara Castro dos Santos
 
Telefone:
3350-3085