Histórico

 

 

Saiba mais sobre o histórico da educação em tempo integral na RME de Curitiba

          Na Rede Pública Municipal de Curitiba, a educação integral tem seu marco inicial no ano de 1965, com o Grupo Escolar Papa João XXIII transformado em centro experimental, com a oferta de atividades extraclasse. Na década de 80, as primeiras discussões sobre a ampliação da jornada escolar no município culminaram com a elaboração do Projeto Educação Integrada em Período Integral e a implantação de oito Escolas de Tempo Integral (ETIs). A proposta tinha por objetivo a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, a diminuição dos índices de evasão escolar e repetência dos estudantes.

          Entre 1989 e 1992, outras 29 escolas ampliaram sua jornada de trabalho, recebendo uma estrutura física anexa, com mobiliário diferenciado, e passaram a ser denominadas Centros de Educação Integral (CEIs). A primeira unidade em funcionamento, CEI Doutel de Andrade, serviu de referência para a elaboração da Proposta Pedagógica dos CEIs, aprovada em 1992, pelo Parecer Nº 172/92.

          A partir de 1986, o município de Curitiba oferta programas de contraturno escolar, iniciando pela administração do Centro de Integração Social Arlete Richa (CISAR), que teve sua vigência até 2004. Sob a administração da Secretaria Municipal da Criança (SMCr), o Programa de Integração da Criança e do Adolescente (PIÁ) é reconhecido enquanto espaço educativo, cuja proposta pedagógica tinha por princípios norteadores a prática social, a educação para o trabalho, a ação coletiva e o caráter informal e lúdico. Posteriormente, com a extinção da SMCr, esses programas foram incorporados à Secretaria Municipal da Educação (SME) e foram vinculados administrativa e pedagogicamente a uma escola municipal. De forma similar, outras 34 unidades de contraturno escolar, atendidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (PIÀ Ambiental) passaram para a administração da SME.

 

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