
Foto: Toca Cultural
O Festival Folclórico de Etnias do Paraná, todos os anos, reúne no palco do Teatro Guaíra, grupos multiculturais de diferentes comunidades étnicas. Tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses.
O evento, que é realizado pela Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e tem o objetivo de preservar as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. Atualmente, é composta por 18 grupos, que representam 13 etnias, povos de todo o mundo que se estabeleceram no Paraná no decorrer dos séculos 19 e 20 e que influenciaram diretamente o desenvolvimento do Estado, mas não deixaram de transmitir à sua descendência o amor pela terra de origem.

Foto: Toca Cultural
0 grupo folclórico grego Neolea do Paraná tem sua sede em Curitiba e é formado por dezenas de famílias, descendentes e amigos dedicados a cultura grega no Paraná.
Ele possui uma agenda repleta de festividades ao longo do ano. A beleza das danças e suas coreografias de braços entrelaçados, com passos ritmados ao som de Buzukis, cítaras e instrumentos de cordas, completam o cenário, num repertório que vai do “Hassápiko”, passa pelo “Zebékiko”, até chegar ao ”Syrtaki” – também conhecida como a dança de “Zorba” ou “dança do quebra-pratos” – a mais famosa delas. É geralmente essa a dança que encerra as apresentações, pois é neste momento que todos os integrantes se reúnem para reproduzir os passos imortalizados no cinema por Anthony Queen, no filme “Zorba - O Grego”.
SERVIÇO:
Data: 04/07 - Terça-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Guaíra
Endereço: R. XV de Novembro, 971 – Centro.
CONTEMPLADOS(AS):
Deisy Simão – CMEI Lindóia – NREPN
Joselene de Jesus da Costa Vaz – E.M. Cel. Durival Britto e Silva – NRECJ
Marilia de Fatima Hofmann – E.M. Tomaz Edison de Andrade Vieira – NREPN
Vera Lucia Silva Teixeira – Comunidade – NREMZ