Gincana Virtual

1º Desafio - Um pouco sobre Bullying!

Existem pessoas que não respeitam as outras pelo jeito de ser, agir e pensar. As vezes usam palavras e gestos que ofendem. Essas atitudes chamamos de Bullying. A palavra vem do inglês que significa valentão. Algumas pessoas usam o Bullying para se defender daquilo que não sabem.  

É necessário refletir sobre nossas atitudes orientar as pessoas, mostrar onde estão errando e aconselhar. Porque somos todos iguais, não importa a cor, tamanho ou classe social.

A Equipe Cabral Digital deseja discutir sobre o assunto na nossa escola, pois sabemos que as palavras doem e podem traumatizar uma pessoa por toda a vida, além de reforçar o preconceito diante da diferença.  Algumas pessoas se revoltam, se isolam e até agridem os colegas. Bullying é crime, os responsáveis da criança pode até ir preso. Todos precisam respeitar o jeito de ser das pessoas para não magoar. Só assim teremos um mundo sem violência física ou verbal. Uma escola, um mundo de paz para todos é o que queremos.

                                                                       Texto Coletivo Equipe Cabral Digital

Equipe:

  • A Nathaly, tem 10 anos é muito brincalhona e estudiosa. Gosta de cantar e se divertir com as amigas.
  • O Vinicius, tem  10 anos é o mais engraçado e sincero da turma. Gosta de jogar futebol e escutar música.
  • A Luara, é divertida e está sempre sorrindo. Tem 7 anos, possui uma personalidade forte.
  • O Gabriel, tem 10 anos gosta de escrever e soltar pipa.
  • O Guilherme é o mais novo da turma, só tem 7 aninhos, carinhoso está sempre preocupado com o bem estar de seus colegas.     
  • A Kelly tem 9 anos e desde muito pequena gosta de ler, estudar e cantar.
  • A Gabriely tem 10 anos é divertida está sempre fazendo os outros rir. Gosta de fazer ginastica e dançar.

2º Desafio - Bulliyng na Escola

Escrever sobre Bullying na escola, foi uma tarefa de muita responsabilidade. A equipe Cabral Digital desenvolveu, com o auxílio de alguns professores, um questionário para levantar dados sobre esse assunto. O tema foi apresentado a escola no Momento Cívico, em que foi percebido que a maioria dos alunos conhecem e gostariam de dar a sua opinião. O questionário de múltipla escolha foi aplicado aos alunos do ciclo II (8 a 11 anos), da Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto.

Após preencher uma planilha com os dados do questionário, pudemos contar o número de respostas. De acordo com esses dados, à maioria dos estudantes sabem o que é Bulliyng e mais da metade dos entrevistados já sofreram com isso. Os tipos mais comuns são o uso de apelidos e que geralmente acontecem em sala de aula. Muitos alunos dizem não se incomodar, porém alguns afirmaram que não queriam ir à escola por esse motivo. Quando questionados sobre o que fazem nessa situação uma parte diz contar para os pais e outra diz se defender e não contar para ninguém.

Metade dos entrevistados não gostam de quem pratica bullying, porém outra parte diz acreditar que geralmente quem pratica são os mais fortes. Quando presenciam situações como estas pedem para parar e ajudam o colega.

Os alunos também acreditam que a culpa da prática é sempre de quem agride, seguido da falta de responsabilidade dos pais.

Metade dos participantes diz nunca ter praticado bullying, e uma minoria que diz ter praticado no máximo uma ou duas vezes utilizando apelidos ou xingamentos e que geralmente não contam para ninguém.

O que mais nos chamou atenção foi que 66% dos entrevistados estão dispostos a ajudar de alguma forma para reduzir o bullying na escola. Em roda de conversa com os estudantes foram levantadas algumas sugestões para reduzir os casos de Bullying na escola, tais como reflexões sobre atitudes, conversas com os colegas agredidos a fim de que seja superado.

Por Nathaly e Rogério

Desafio Surpresa

Criação de Mascote e Slogan contra o Bullying

http://www.voki.com/pickup.php?scid=11941242&height=267&width=200

4º Desafio - A nossa campanha contra o bullying!

A equipe Cabral Digital juntou todas as forças e criou uma animação respondendo a pergunta: O que é cyberbullying?

Diga não a essa agressão virtual e venha conosco mostrar que estamos Todos pela paz, pois bullying não se faz.

Clique no link abaixo e confira nossa animação: 

https://youtu.be/8GoOICb55ec

5º Desafio - Era uma vez...

Utilizando a ferramenta online Toondoo, a equipe Cabral Digital criou uma História em Quadrinhos (HQ) com o tema Bullying não é brincadeira

Confira aqui o resultado...