Gincana Virtual

5º Desafio 
 
Nossa carta ao prefeito de Curitiba

Ao prefeito Gustavo Fruet,

            Nós alunos da escola CEI Professora Lina Maria Martins Moreira, participantes da Gincana Virtual com o tema Mobilidade Urbana, viemos retratar alguns pontos sobre esse tema que descobrimos ao ver e ao estudar nossa comunidade escolar.

            Descobrimos alguns pontos positivos como: ponto de ônibus bem localizados e sinalização como a lombada eletrônica e a faixa de pedestre. Porém descobrimos também pontos negativos como sinalização que não funciona corretamente, rua mal conservada e o maior problema de todos, a guia rebaixada que fica do outro lado da rua da entrada da escola, assim nos horários de movimento dificulta a passagem de todos e de tudo isso esta localizado em uma rua em curva.

            Vendo tudo isso, percebemos que o senhor poderia solucionar nosso maior problema, trocando de lado a guia rebaixada e melhorando as condições da rua como deixar ela mais larga e mais sinalizada.

            Estas são nossas sugestões e nosso pedido de soluções para melhorar nossa comunidade escolar.

                                                                       Atenciosamente,

Equipespertos - Giorgia, Isabelly, Laura, Nicolas e Pedro Elias

 

Vídeo
   Criamos uma versão para a música da banda O Rappa chamada "Vem pra Rua". Na letra que escrevemos possui os pedidos que realizamos na carta ao prefeito. Quer saber como ficou? Acesse: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/videos/unidade/26
 
Vem pra Rua
 
Vem vamos pra rua (rua)
Pode vir que temos problemas
Que a guia rebaixada
Está do outro lado da rua (rua)
 
Vem vamos com a gente
Vem arrumar a guia aqui na frente
Sai de casa, vem pra ajudar
Pra maior responsabilidade do Brasil
 
Oooh
Vem pra escola
Porque a escola é a maior responsabilidade do Brasil
 
Ooh
Vem pra rua
Porque nossa rua é esburacada
 
Se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava arrumar
Só com a guia com a guia rebaixada 
Para os meus alunos passar
 
Ooh 
Vem pra cá
Nossa comunidade ajudar (ajudar)
Ooh 
Vem sinalizar
Ooh
Vem buraco Tampar
Ooh
 
 
 
Desafio Surpresa
 
  Relatamos sobre o movimento dos carros, vans, ônibus e pessoas que ocorre tanto na entrada como na saída da escola, e o espaço que não existe para todos circularem de maneira correta. Nossa solução foi fazer uma guia rebaixada do lado da escola e não do outro lado da rua, calçada para circulação, uma rua mais larga e sem buracos e com sinalização.
 
Tendo ideias  Tendo ideias  Construção 1
Tendo ideias de como montar         Colocando as ideias em prática            Construindo nossa escola
 Construção 3  Construção 5  Construção 6 
Construindo a rua e calçada               Uma parte de nossa maquete                Construindo mais detalhes
Construção 7  Construção 8  Maquete 
Colocando os automóveis                               Finalizando                                       Nossa Maquete
Maquete e nos
Nós como nossa maquete que tem: guia rebaixada, calçada, sinalização e um trânisto mais organizado
 
4º Desafio
 
  Nós da Esquipespertos entrevistamos o Guarda Municipal de nossa escola e ele falou um pouco sobre trânsito escolar e mobilidade urbana. Quer saber mais? Acesse nossa entrevista no link:
 
3º Desafio
 
Flash Mob
  Nós nos reunimos com a professora Marina e ela apresentou sobre o que é Flash Mob, mostrou alguns vídeos e conversamos sobre o assunto. Na sequência criamos o que iríamos fazer, uma simulação de alguém pegando um ônibus (mobilidade urbana) e dentro dele fazendo uma dança (flash mob) e para completar claro uma música que falasse sobre rua a da banda O Rappa -  Vem pra Rua.
Desafio Surpresa
 
LOGOMARCA EQUIPESPERTOS
 
 
 
2º Desafio
 
    Ao andarmos nos arredores da escola percebemos várias coisas que em nosso dia a dia passam despercebidos e muitas vezes não percebemos que podem prejudicar ou auxiliar a mobilidade da comunidade escolar.
   Os pontos positivos que percebemos foram: Ponto de ônibus quase na frente da escola com duas linhas que passam, nossa rua tem bons bueiros então em dias de chuva ela não alaga, tem uma lombada eletrônica na rua ao lado da escola facilitando assim nossa travessia, algumas sinalizações como a faixa de pedestre na frente da escola.
    Já os aspectos negativos são calçadas quebras e que vão somente até um pedaço ai nos temos que andar na rua, algumas sinalizações quebradas como as que temos para os carros pararem, caminhões que estacionam em cima da calçada ocupando o lugar dos pedestres e dificultando a passagem, a guia rebaixada para as vans escolares e carros que está do outro lado da rua e não na frente da escola causando assim caos na hora de movimento e a rua que passa na frente da escola é em uma curva e estreita, assim no movimento temos muitos carros, vans e ônibus circulando o que dificulta a passagem e podem gerar acidentes, também a conservação de nossa rua ela é cheia de remendo.
    As fotos mostram um pouco de nossa realidade: http://mypicpals.com/view-slideshow.php?sid=504970
    
    
1º Desafio
 
   Olá a todos os participantes da Gincana Virtual! Nós somos a Equipespertos e vamos falarmos um pouco sobre o tema desse ano: Mobilidade Urbana
 
Porque é importante discutir esse assunto em nossa comunidade?
 
    Para entendermos o que significa Mobilidade Urbana, fizemos uma pesquisa e chegamos a conclusão que é o deslocamento do indivíduo que obedece as leis do movimento e é uma característica da cidade. Existe até a Lei nº 12.587/2012 que regulamenta e da as diretrizes de como deve ser e funcionar a Mobilidade Urbana.
   Nunca pensamos sobre esse assunto e agora temos a oportunidade de construir esse conhecimento e ver como ele afeta diretamente nossas vidas, vimos que nossa comunidade escolar possui um grande movimento no trânsito, seja de ônibus, vans escolares, pedestres e carros, assim percebemos a importância da ordem que deve possuir para que todos possam circular sem prejudicar uns aos outros.
    Esse conhecimento nos auxilia a ajudar as pessoas a entender as leis e como funciona o transporte e trânsito, assim podemos dizer que aprendemos a pensar sobre o assunto e realizar reflexões de sua importância para nossa comunidade.
 
EQUIPESPERTOS
 
   Giorgia Vitória dos Santos    Isabelly Nuñez de Alemira   Laura Padilha Bueno
        GIORGIA VITÓRIA DOS SANTOS      ISABELLY NUÑEZ DE ALMEIDA           LAURA PADILHA BUENO
Nicolas Peretiatko Ferreira      Pedro Elias de Miranda
NICOLAS PERETIATKO FERREIRA             PEDRO ELIAS DE MIRANDA  
 
EQUIPESPERTOS  
EQUIPESPERTOS E PROFª MARINA CABREIRA DA LUZ