Gincana Virtual

5º E ÚLTIMO DESAFIO - CARTA E VIDEO PARA O PREFEITO

CURITIBA, 07 DE NOVEMRO DE 2014.

Excelentíssimo Senhor Prefeito,

            Somos alunas da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, e estamos participando da Gincana Virtual de 2014, que tem como tema Mobilidade Urbana.

            Identificamos alguns problemas relacionados ao trânsito prejudicando a mobilidade ao redor de nossa escola.

            Esses problemas são:

            - Não existem vagas apropriadas e suficientes para os carros que precisam estacionar próximo à nossa escola.

            - Não existe vaga preferencial para idosos e/ou pessoas com necessidades especiais.

            - O espaço destinado às vans escolares não é suficiente, fazendo com que as mesmas estacionem em lugares proibidos, atrapalhando o trânsito.

            - Familiares dos alunos estacionam em cima do gramado, na calçada, na saída de veículos das casas vizinhas.

            Temos um guarda municipal que nos ajuda, orientando e parando o trânsito para os pais e alunos atravessarem na hora da saída da escola, que é um dos horários de maior movimento. Isto acontece na rua localizada na lateral da nossa escola, mas em frente a escola o movimento é grande.

            Nossa sugestão para este problema seria conscientizar toda a comunidade escolar para que respeitem as regras de trânsito, estacionando os carros em outras ruas próximas à escola.

            Essa conscientização já está sendo feita pela nossa equipe da Gincana, mas se a Prefeitura junto com a Setran organizassem um material impresso, palestras e campanhas publicitárias, esse trabalho se tornaria mais eficiente.

Agradecemos a atenção,

Equipe A´s Urbanistas

Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300.

 

Confira o nosso vídeo. É só clicar 

https://www.youtube.com/watch?v=Vf9--8cxT_0&feature=youtu.be

http://youtu.be/Vf9--8cxT_0 

BOA SEMANA!!!

2º DESAFIO SURPRESA - MAQUETE

A correria foi grande para este desafio surpresa. Logo que lançado, fomos atrás de materiais reutilizáveis e brinquedos que cada integrante tivesse em casa. Assim que concluída a maquete, fizemos uma exoposição, o que despertou o interesse dos demais alunos da escola. Então pensamos em colocarmos uma caixinha com algumas mensagens de concientização e respeito no trânsito. Também pedimos para os alunos deixassem a sua mensagem registrada em um cartaz para melhorias do trânsito ao redor de nossa escola!!!! Objetivo de mobilização alcançado!!!

Sobre o layout, planejamos verbalmente e coletamos os materiais necessários. Pensamos em representar a rua da frente de nossa escola e as situações que mais inteferem na nossa mobilidade: a falta de respeito e conscientização dos motoristas e o estacionamento  incorreto de algumas vans escolares.

      

                                 MAQUETE CONCLUÍDA                                                                                                                MAQUETE CONCLUÍDA

                         

                                                                                    EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO E MONTAGEM DA MAQUETE

                         

                                             A EQUIPE EXPÔS A MAQUETE E DESPERTOU A CURIOSIDADE DOS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA....

                            

                                                   OS ALUNOS CONTRIBUÍRAM COM FRASES DE CONCIENTIZAÇÃO!!!!!

                                       

                               

A PROFESSORA DE OUTRA TURMA CONVIDOU A EQUIPE PARA FAZER UMA EXPLICAÇÃO SOBRE A MOBILIDADE URBANA,JÁ QUE ESTAVAM TRABALHANDO SOBRE O TEMA "TRÃNSITO".

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º DESAFIO DA GINCANA VIRTUAL

MOBILIDADE URBANA

Confira a entrevista realizada pelas alunas da Equipe A´s Urbanistas participantes da Gincana Virtual sobre Mobilidade Urbana em Curitiba.

http://www.extraextra.curitiba.pr.gov.br/gazeta/AtualizacaoGazeta/26801

A Equipe A´s Urbanistas da Escola CEI Curitiba Ano 300 entrevistou a Engenheira Civil/Mª. Kely Camoli Berezoski, que atualmente trabalha na Fábrica da Renault, tendo realizado doutorado e mestrado em Paris, com projetos de estudo e pesquisa na área de Mobilidade Urbana.

 

 

3º DESAFIO- FLASH MOB

Ao ser lançado o 3 Desafio buscamos correr contra o tempo, pois percebemos que organizar um flash mob não é tarefa fácil. Então inventamos uma coreografia que fosse rápida e que a letra da música transmitisse uma mensagem importante. Unimos a Mobilidade Urbana com a acessibilidade, mobilizando toda a escola, fazendo com que muitos alunos conhecessem esta ferramenta cultural inovadora e a importancia da Mobilidade Urbana com respeito às pessoas com necessidades especiais.

Gostariamos de agradecer toda equipe da Escola, mas em especial a Professora Ana que particiou do flash mob e a Professora Melissa com a ediçao do video!!!  

Para assistir, clique ou acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=zb7d_MZ9xRs&feature=youtu.be

http://youtu.be/zb7d_MZ9xRs

É isso aí!!!!

Equipe A's Urbanistas

 

 

 

 

DESAFIO SURPRESA

NOSSA LOGO

 

 

 

 

 

 

MOBILIDADE URBANA

            Atualmente as pessoas se preocupam com o futuro das cidades, e principalmente em relação ao trânsito, que se encontra cada vez mais caótico.

            Ao mesmo tempo, esquecem do presente, não respeitando as leis e regras de trânsito, havendo uma intolerância e impaciência por parte dos motoristas com os pedestres, com as pessoas portadores de necessidades especiais., idosos, crianças, entre outros.

            Nossa Equipe A´s Urbanistas do CEI Curitiba Ano 300 refletiu sobre o quanto é importante os projetos voltados para a Mobilidade Urbana, uma vez que nossa Comunidade Escolar convive todos os dias com os problemas do trânsito ao seu redor; movimento de vans escolares, motoristas que estacionam em cima da calçada e em locais impróprios, tumultuando o entorno da nossa Escola.

            Precisamos de idéias novas e de que os projetos já existentes sejam colocados em prática por todos os cidadãos.

     

                                           

                                                                                    

2º DESAFIO - MOBILIDADE URBANA

 

Nós, A`s Urbanistas, da Escola CEI Curitiba Ano 300, observamos a situação do transito ao redor da nossa Escola.

Percebemos que quando as Vans Escolares estacionam, alguns motoristas reclamam e estacionam seus carros na frente das vans, gerando confusão e atrapalhando a mobilidade. Os motoristas discutem, mesmo tendo uma placa indicando o lugar exclusivo para as Vans Escolares.

Também observamos coisas boas, como o guarda municipal que nos ajuda na entrada e na saída da Escola, parando os carros para que os estudantes atravessem a rua com segurança, embora ele só fique em um lugar.

A nossa Escola fica localizada perto de uma avenida muito movimentada. As mães têm medo de que seus filhos sejam atropelados. Por isso pensamos que se todos respeitarem as regras e sinalizações de transito, teremos uma melhor convivência, colaborando para a mobilidade urbana.

Acesse o slide show exclusivo da hora de nossa saída escolar. É só clicar: http://mypicpals.com/view-slideshow.php?sid=504665

EQUIPE A´S URBANISTAS

CEI CURITIBA ANO 300