Gincana Virtual 2023

As crianças do CMEI Santo Antônio foram incentivadas a participarem da Gincana Virtual, pois acreditamos que o destino do  planeta
está nas mãos dos nossos pequenos e, para isso, é importante que desde cedo comecem a adquirir hábitos mais conscientes, de modo a
demonstrar cuidado e respeito com o meio ambiente.

Com o propósito de deixá-las mais animadas com essa iniciativa, optamos por apresentar a nossa equipe fazendo uma versão de brincadeiras
cantadas que as turmas já conhecem bem e demonstram bastante apreço.

As turmas dos Prés, se divertem com a brincadeira musical "Comeu Pão na Casa do João", e a turminha do Maternal se encanta com a brincadeira cantada
"Vamos Passear na Floresta?"

As turmas curtiram as novas versões e participaram desse desafio com muito entusiasmo.
 

                                                                         A NOSSA LUPITA

A nossa cidade com seus parques e espaços de convivência, usados como referência pelas nossas crianças, foi o impulso para criarmos a nossa “mascote” que já faz parte do cotidiano dos Curitibanos. Os lagos, gramados e a pista de caminhada  são habitats  da nossa capivara, Lupita.

Mas, vamos falar um pouco da escolha do nome, que foi um momento de boas lembranças e troca de informações sobre os animais de estimação; a escuta teve papel fundamental neste processo:

“Seria legal ela ter o mesmo nome da minha gata, que é Lulu".
"Ela poderia ter dois nomes, e o segundo pode ser Pingo".
" Prof eu adoro o nome de Tati, que é da minha coelha".

LUPITA, amamos essa  junção dos nomes e que fez muito sentido, pois traz consigo um pouco do cotidiano das crianças que nos presentearam com tantas informações e contribuições.

A Lupita ganhou um colar com seu nome, que foi montado pelas crianças em um momento de artesanato com miçangas.

 

 

                                                                    LIXO NO CMEI

As crianças do PRÉ II perceberam que uma quantidade grande de alimento, que sobrava nos pratos após as refeições, era descartada no lixo. Partindo deste princípio criou-se como subtema, da gincana virtual, a necessidade em adquirirmos mais lixeiras para este fim, bem como a prática de desperdiçar menos comida e de separar o lixo.

Que estas falas propícias e de sabedoria, das nossas crianças, nos inspirem para oferecer espaços e condições que façam as boas práticas perdurarem em suas vidas. As sugestões surgiram e a participação de todos é de extrema importância.

 

                                                                     JOGO: O LABIRINTO

  Levando em conta o subtema da nossa gincana virtual, que é a separação correta do lixo, criamos no aplicativo Scratch Jr,  um joguinho de labirinto, no qual o gatinho deverá movimentar-se até chegar nas lixeiras de coleta seletiva. Se o gatinho bater nas paredes do labirinto, ele volta para o início do jogo.

  Ao encostar nas lixeiras o gatinho cumpre o objetivo e o jogador vence o jogo.
 Lembrando que para movimentar o gatinho é necessário utilizar as setas azuis que encontram-se no canto direito da tela.       

            

                                                                      COLETA SELETIVA

As crianças do CMEI Santo Antônio agora tem suas lixeiras para coleta seletiva e eles estão animados com essa novidade! Ensinar a importância da reciclagem, da reutilização e dos valores que circundam o meio ambiente faz com que  as crianças tenham  mais consciência de suas ações.
Colocar em prática algumas atitudes pode ser essencial,  e contribuirá muito para a percepção dos valores de preservação e sustentabilidade.
Os pequenos acabam criando esse hábito e repassando em casa, para seus familiares, criando assim um maior número de pessoas conscientes e que, no seu dia a dia, colaboram para a preservação do meio ambiente.

                                                                                                                         

00450520.jpg
A Lupita ganhou um colar com seu nome, que foi montado pelas crianças em um momento de artesanato com miçangas.
1/9


Materiais