1º DESAFIO: Os alunos do 3º , 4º e 5º anos turmas D manhã e E da tarde do integral, estão participando da 10ª Gincana Virtual curitibinhas realizando ações de combate à poluição, para engajar e promover a conscientização sobre o tema.Através de pesquisas e conversas, os alunos chegaram à conclusão, que dentro da comunidade em que vivem há muita poluição visual como: lixos nas ruas e calçadas, fios de luz pendurados nos postes, muros pichados, materiais de construção jogados , entre outros. Fazendo uma reflexão sobre a poluição, os alunos perceberam a importância da coleta e organização desses lixos.Para complementar o nosso tema, cada turma criou uma paródia. Também, convidamos uma mãe de um aluno para participar de um debate e expressar a sua opinião. A conversa foi realizada via chamada de vídeo pelo whatsapp. Ressaltamos a importância de tratar sobre o tema e conscientizar as crianças desde cedo, pois o destino do planeta está nas mãos delas, desde pequenas. Com isso, aprendem a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia, nessa causa. 2º DESAFIO: Para potencializar e dar vida ao nosso tema, pedimos para que alguns alunos desenhassem uma mascote que representasse a causa. Algumas ideias das mascotes foram realizadas através do desenho e para a votação da melhor representatividade, convidamos a turma B da manhã do integral, para a tarefa. Venceu pelos votos, a mascote Luna, criada pelas alunas da turma E da tarde: Yasmim, Maria Vitória Laura, Rafaela, Miriam e Hillary. O desenho da mascote foi reproduzido no tinkercard pela aluna Miriam, para a impressão na impressora 3D. 3º DESAFIO: Para maior contextualização, os alunos realizaram uma pesquisa na sala de informática sobre card’s online e em como cria-los. Com essa pesquisa, puderam ampliar as ideias de diferentes divulgações sobre a poluição e estratégias, para a solução desse problema. Para a criação desses card’s, foi utilizado o aplicativo canva. Com essa pesquisa e divulgação, os alunos foram entendendo o propósito desse engajamento e a importância de se criar meios comunicativos criativos e atrativos, para chamar a atenção das pessoas. 4º DESAFIO: Por meio da utilização de jogos, o aluno constrói seu conhecimento de maneira ativa e dinâmica. Pensando nisso, conversamos com os alunos sobre tudo que aprendemos e organizamos grupos para a criação de jogos sobre o tema da poluição visual. Os jogos foram pensados e discutidos anteriormente, para que pudessem resgatar todos os aprendizados durante essa jornada da gincana.Para fecharmos com chave de ouro, criamos um convite para outra unidade escolar para compartilharmos esse jogo e assim, trocarmos experiências com outras turmas. Essa integração foi com as escolas Érico Veríssimo NRE BQ e UEI Guilherme Braga NRE CJ.