Gincana Virtual 2022

EQUIPE ORBITINHAS

Equipe Orbitinhas

No início do projeto, a equipe conversou com as professoras sobre o nome escolhido. Orbitibinhas foi escolhido em comum acordo entre professoras e estudantes, quando assistimos à um episódio dos Jetsons. Orbit City realmente é uma cidade do futuro, mas um futuro muito distante da gente. Apesar que, 60 anos depois do lançamento da série, já temos algumas dessas tecnologias futuristas hoje.

O 1° desafio “Curitibinh@s planejando a cidade do futuro”, foi realizado em 2 momentos. No primeiro momento, os estudantes caminharam pela escola e analizaram o que seria necessário, não com olhos de futuro, mas de presente. Após isso, fizemos uma Chuva de ideias em sala de aula e separamos as solicitações que foram mais recorrentes.

chuva de ideias

No segundo momento foi sorteado 6 estudantes para ir ao Espaço Maker do Farol do Saber Inovação Samuel Chameki. Esses estudantes ficaram responsáveis de fazer os mapas das ideias selecionadas pela equipe. Conseguimos concluir 2 mapas com a organização dessas ideias.

Os mapas concluidos com êxito até o fim da aula foram dos estudantes: Felipe Amaro e Ana Luiza.

....

Trabalho orientado pelas professoras Cecília e Juliana e realizado pela equipe Orbitibinhas (5°C)

 

       

      O segundo desafio da Gincana Virtual propôs colocar em prática, através de protótipos, as ideias de melhoramento na escola e nas redondezas. Essas ideias     foram apresentadas pelos estudantes no primeiro desafio.

       Essa etapa foi dividida em 3 partes: Scratch, Lego e Robótica Modelix. Em cada etapa, 6 estudantes diferentes tiveram a oportunicade de participar. 

       Na primeira etapa, Scratch, os estudantes tiveram uma aula de iniciação ao programa. E como desafio, fazer algo que estivesse ligado as ideias iniciais da   equipe. 

 

 

      A segunda etapa, os estudantes tiveram que criar protótipos utilizando o maleta verde do Lego. Esses protótipos também foram criados a partir das ideias inicias da equipe. Segue os videos das apresentações dos protótipos de Lego: Quadra de basquete , Quadra de esporte da escola e Rua planejada .

 

A terceira etapa foi uma costrução de um protótipo de parque para o bairro. Esse parque não estava na Chuva de Ideias, mas em comum acordo entre professora e estudantes, achamos que uma Roda Gigante no bairro seria muito legal. Os estudantes utilizaram o kit de robótica Modelix. Segue o vídeo da explicação do protótipo da Roda Gigante .

 

Para fechar o desafio o vídeo de finalização!!!

Etapa orientada pela professora Juliana e realizada pela equipe Orbitibinhas (5° ano C)

 

 

 

    O terceiro desafio da gincana propôs colocar em prática as ideias sugeridas no 1º desafio. Esse desafio teve início já na etapa anterior e foi concluido com êxito com novos protótipos e com a montagem de uma microcidade . Foi utilizado materiais recicláveis, robótica de baixo custo (materiais retirados de produtos eletrônicos quebrados) e o micro:bit. 

   Foi construído um carro com recicláveis movido a bateria, segue o vídeo no link . As etapas de construção do protótipo da cidade do futuro está explicada pela equipe no link do vídeo.

   Abaixo as fotos do desenvolvimento do trabalho realizado pelos estudantes no 3º desafio da Gincana Virtual:

Etapa orientada pela professora Juliana e realizada pela equipe Orbitibinhas (5° ano C)

 

   Chegamos ao 4° e último desafio da Gincana Virtual. Nesse desafio, os estudantes tinham que divulgar as ações realizadas durante o projeto e o que gostariam que mudasse para uma escola e bairro do futuro. Foram construidos cartazes no Canvas com as propostas mais importantes. Foi também produzido um vídeo contado sobre todas as fases. Os cartazes e o vídeo foram divulgados dos grupos da escola e também no Extra Extra, jornal eletrônico.  Assista ao vídeo produzido no link.

Segue abaixo os cartazes:

 

Etapa orientada pela professora Juliana e realizada pela equipe Orbitibinhas (5° ano C)