Gincana Virtual 2015

5º Desafio...

Criando uma história em quadrinho (HQ) utilizando a ferramenta online Toondoo

 

Para realizarmos esse desafio, conversamos sobre histórias em quadrinhos e seus elementos e depois exploramos a ferramenta online Toondoo (http://www.toondoo.com/createToon.do). Decidimos criar uma história inspirada em uma situação real que aconteceu em nossa escola. Cada integrante da equipe sugeriu um cenário, personagens e falas. Foi uma ótima experiência! Durante a semana, pretendemos ensinar nossos colegas a utilizar também essa ferramenta tão divertida.

 

Confira nossa HQ

Alguns momentos do 5º desafio...

 

 

4º Desafio...

Criando uma animação utilizando a ferramenta online Powtoon

 

Durante essa semana, exploramos a ferramenta online Powtoon (www.powtoon.com). No começo tivemos um pouco de dificuldade, mas depois de algum tempo conseguimos criar algumas animações. Adoramos conhecer esse novo recurso tecnológico e aproveitamos para mostrá-lo para nossos colegas do 4º ano A, que também demonstraram muito interesse em utilizá-lo. Após a finalização da nossa animação, apresentamos para eles e conversamos sobre o cyberbullying, que foi o tema escolhido para a nossa animação. E você, sabe o que é cyberbullying? Sabe  quais atitudes são consideradas cyberbullying? 

 

Clique no link e descubra.

O QUE É CYBERBULLYING?

 

Alguns momentos da realização do 4º desafio...

Desafio Surpresa...

Slogan sobre o bullying utilizando a ferramenta Voki

Para realizarmos o desafio surpresa, pesquisamos na internet o que era um slogan e também assistimos alguns vídeos de slogan famosos. Exporamos os conteúdos da página www.voki.com e nos divertimos com vários personagens e também com o áudio. Após escolhermos nosso personagem, decidimos que iríamos gravar nosso próprio áudio. Utilizamos o programa de edição de áudio Audacity para gravarmos e editarmos nosso slogan. A integrante da equipe, Ana Carolina, utilizando um microfone, gravou o slogan e depois aceleramos o áudio e colocamos um fundo musical.  

Acesse o link e confira: 

SLOGAN SOBRE O BULLYING

 

Alguns momentos do desafio surpresa...

 

 

3º Desafio...

Paródia sobre o tema: "Bullying não é brincadeira"

Para realizarmos o 3º desafio, pesquisamos na internet o que era uma paródia e depois assistimos alguns vídeos. Ouvimos algumas músicas para depois decidirmos qual seria a escolhida. Decidimos criar nossa paródia a partir da música "Todo Mundo" da cantora Gaby Amarantos e Monobloco. A criação foi bem divertida e toda equipe contribui para a criação. Mudamos a letra várias vezes até chegarmos à produção final. Envolvemos várias turmas nos nossos ensaios. A turma do 3º ano A nos ajudou na gravação da letra e a turma do 4º ano A criou plaquinhas para o dia da apresentação. Confeccionamos um cartaz com a letra da música e colocamos no corredor da escola. Apresentamos nossa paródia  no turno da manhã e tarde, chamando a atenção de mais de 200 pessoas, envolvendo todos os estudantes, professores e funcionários da escola para esse assunto tão sério que é o bullying.  O sucesso da música foi tanto que pelos corredores da escola é possível ouvir estudantes cantando... Virou nosso hino no combate ao bullying. 
 
Clique no link abaixo e confira nossa apresentação.
PARÓDIA EQUIPE MOVIMENTO

 

Paródia da música "Todo Mundo" - Gaby Amarantos e Monobloco
Vem que vou te ensinar
Que com o bullying não se pode brincar
Na minha escola além de giz
Tem criança pra feliz
E o som do sinal
Dispara meu coração
E a voz da agressão
É igual solidão
Eu quero paz
Ôôôôôôôôôôô
Vamos gritar
Ôôôôôôô
É paz! É paz! É paz!
Vamos respeitar as diversidades
A escola é pra todo mundo
Vamos chamar a escola toda
Para ensinar!
Para ensinar!
Juntos vamos impedir
O bullying de acontecer
Seja em qualquer lugar
O bullying não vai reinar
E o som do sinal
Dispara meu coração
E a voz da agressão
É igual solidão
Eu quero paz
Ôôôôôôôôôôô
Vamos gritar
Ôôôôôôô
É paz! É paz! É paz!
Vamos espalhar afetividade
Vamos ensinar pra todo mundo
Que o bullying não é brincadeira
Não é brincadeira!
Não é brincadeira!
Eu sou uma criança
Quero felicidade
Canto essa música
Mas na realidade
Escola inteira vai saber
Que o bullying me machucou
Diga não!
Diga não!
Galera grita é paz...
Ôôôôôôôôôôô
É paz! É paz! É paz!
 

Alguns momentos da realização do 3º desafio...

 

Hoje, 05 de outubro,  apresentamos nossa paródia para nossos colegas.
Foi muito legal! Estamos editando nosso vídeo e em breve ele será publicado.
Aguardem...

2º Desafio...

Reportagem sobre o bullying no ambiente escolar

Durante duas semanas movimentamos nossa escola na busca por informações sobre o bullying para então fazermos nossa reportagem. Entevistamos colegas, professores, pedagoga e diretora. Fizemos pesquisas na internet utilizando computadores, netbooks e elaboramos textos e cartazes sobre o tema. Também nos divertimos bastante gravando os vídeos utilizando uma filmadora, microfone e o programa Audacity para gravar o aúdio. A turma do 4º ano A, que faz parte do projeto Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!, também se divertiu e aprendeu muito ao contribuir para a realização desse desafio.
 
Clique no link abaixo e confira as descobertas que fizemos.

REPORTAGEM SOBRE O BULLYING - EQUIPE MOVIMENTO - EXTRA, EXTRA!

 

Alguns momentos da realização do 2º desafio...

 

1º Desafio...

Apresentação da Equipe Movimento 

Somos a Equipe Movimento, estudantes do 3º ano A, 3º ano B e 4º ano A da Escola CEI do Expedicionário e estamos felizes  em participar da 4ª Gincana Virtual que tem como tema "Bullying não é brincadeira". Nossa escola tem realizado várias discussões sobre esse tema e está tentando envolver toda comunidade escolar em diversas atividades. Fazemos parte do Projeto Equidade e uma das nossas metas é sensibilizar os estudantes sobre violência física e verbal a fim de evitar atitudes negativas entre colegas e tentar criar uma cultura de paz e respeito em nosso ambiente escolar. Portanto, participar da 4ª Gincana Virtual possibilitará um aprofundamento sobre esse assunto tão sério que é o bullying, sobre os impactos negativos que esse tipo de atitude causa e também permitirá que os próprios estudantes, através dos desafios propostos e explorando vários recursos tecnológicos, levem suas discussões, reflexões e formas de combater o bullying para suas turmas, colegas, professores, familiares e comunidade, tentando envolver o maior número de pessoas possível nas atividades, possibilitando assim uma aprendizagem ainda mais significativa.