Gerência de Acompanhamento ao Profissional de Apoio - GAPA

O Programa Direito Inclusivo Assegurado prevê a atuação de acadêmicos(as) do curso de Pedagogia, sob a supervisão do professor regente, no apoio à inclusão, na Rede Municipal de Ensino (escolas e CMEIs).

A função do profissional de apoio é auxiliar crianças e estudantes com deficiência em questões relativas a aspectos de higiene, alimentação, locomoção e em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária. O objetivo do programa é o acompanhamento ao educando em inclusão quanto à sua autonomia, independência e acessibilidade, favorecendo o processo de inclusão escolar. Ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da qualificação dos universitários.

Atendimento

A escola ou CMEI solicita a presença de uma representante do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), do Núcleo Regional da Educação ao qual pertence, para observar a criança ou estudante. A decisão sobre a disponibilização ou não do profissional de apoio será tomada com base nas necessidades do educando, com base nos critérios da legislação e no preenchimento de protocolo próprio.

No DIAEE funciona a Gerência de Acompanhamento ao Profissional de Apoio (GAPA), responsável pela contratação, orientação e acompanhamento de todas as atividades relativas a essa função.

Telefones: 3350-3073 ou 3350-3173

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 18h

E-mail: gapa@curitiba.pr.gov.br

Equipe

Márcia Cristina (gerente)

Nil Lene (pedagoga referência)

Thânaly (pedagoga referência)