FILME-CONCERTO COMEMORA OS 130 ANOS DE CHAPLIN

Ação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) exibe “Tempos Modernos” com música ao vivo, no Teatro Positivo

Um dos maiores comediantes da história do cinema faz aniversário e o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná não quer deixar a data passar em branco. Em 2019, o mundo comemora os 130 anos de nascimento de Charles Chaplin. Para celebrar, o IAOSP realiza o seu próximo Filme-Concerto dando destaque a uma das obras primas mais emblemáticas do ator: “Tempos Modernos”. O filme será exibido no Teatro Positivo – Grande Auditório no dia 22 de agosto, às 20h30, com a trilha sonora do longa sendo reproduzida ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná.

Para colocar em prática mais uma de suas iniciativas de democratização da música erudita, o IAOSP juntou o “útil ao agradável”. O Instituto aproveitou que o cinema mudo marcou as produções de um dos mais completos artistas do cinema – o ator, diretor, roteirista, produtor, empresário, dançarino e músico Charles Chaplin – e a isso, aliou o fato de o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná ser um especialista na regência de concertos que acompanham filmes sem fala.

O maestro Stefan Geiger já regeu filmes renomados, como: “O Artista”, “Ben Hur”, as comédias de Buster Keaton e dramas como o “Encouraçado Potemkin”. Ele enfatiza que a prática de regência de filmes mudos tem seu desafio e sua beleza: “nesses casos, o maestro não é o chefe. O chefe é o filme, ele é que marca o tempo, e isso demanda grande técnica. A parte incrível fica por conta da plateia. Ela esquece que está em um concerto e sente-se livre para aplaudir, se assustar e dar risadas. Isso faz com que a orquestra tenha uma comunicação direta com o público”.

Reger “Tempos Modernos” será mais um prazeroso desafio para o maestro. Trata-se de um dos filmes mais conhecidos de Chaplin, sendo dirigido e roteirizado pelo artista. Foi um dos últimos longas mudos da história, realizado nove anos depois das falas já terem surgido no cinema e, ainda assim, ganhando destaque mundial. A obra faz uma crítica à revolução industrial e à relação homem-máquina por meio das divertidas vivências do carismático Carlitos.

A exibição do Filme-Concerto é autorizada pela Roy Export S.A.S que detém os direitos da obra. Trata-se de mais um projeto do IAOSP que objetiva democratizar o acesso à música clássica por meio da realização de apresentações com ingressos acessíveis em um teatro de grande porte, ações de intervenção urbana pela cidade de Curitiba e ensaios abertos para alunos da rede pública e particular de ensino.

Serviço

Data: 22 de agosto (5ª feira)

Horário: 20h30

Local: Grande Auditório do Teatro Positivo

Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido
 

Contemplados(as):

CHRISTIANE WEGRZYNOVSKI – D.P.E.I. - SME

EDVALDO T. SOARES – D.E.I. - SME

FABIANA THOMÉ DA CRUZ – E.M. COLÔNIA AUGUSTA - NRECIC

JOCIANE DE FATIMA BURDA - SME