Exame de Equivalência


RELAÇÃO DE APROVADOS NO EXAME DE EQUIVALÊNCIA 2023

MARÇO 2023

JUNHO 2023

AGOSTO 2023

O exame de equivalência é uma avaliação (prova) que possibilita às pessoas, com 15 anos ou mais, comprovarem sua escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano (antiga 1ª a 4ª série). Sendo aprovado o candidato receberá uma declaração que permitirá sua matrícula no 6.º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente será emitido um certificado de conclusão.

    É uma ação importante para a certificação dos anos iniciais do ensino fundamental (antigo primário) e adequação ao ano correspondente à escolarização para aquelas pessoas que não tem como comprovar sua escolaridade.

    O exame de equivalência tem se configurado numa ação importante não apenas para a certificação dos anos iniciais do ensino fundamental para aqueles que têm as competências necessárias para tal certificação, mas, também, porque proporciona ao educando adequar-se ao ano correspondente à sua escolarização e cria oportunidade de continuidade dos estudos nos demais anos do ensino fundamental e ensino médio, além de comprovação para o trabalho.

     A inscrição é gratuita e pode ser feita nos núcleos regionais da educação, situados nas Ruas da Cidadania.

                 

     

Estou fazendo o exame de equivalência porque pretendo voltar estudar. Apesar de já estar com uma certa idade. Meu filho que é formado é o maior incentivador. Quando fui fazer inscrição para iniciar precisava do comprovante de ensino fundamental. Como a muito tempo havia estudado, não encontrei em nenhuma secretaria meu certificado. Na época estudei no Joquey Club e por ter sido tudo perdido fiquei sem comprovante. Após esse exame vou correr atrás dos meus objetivos e fazer uma faculdade, satisfazendo a mim e também a meu filho.

R. P., 59 anos 

Estou fazendo o Exame de Equivalência porque preciso voltar a estudar porque perdi recentemente meu emprego e procurando um novo emprego não consegui, pois meu nível de escolaridade não é condizente com as ofertas que estão propondo.

E aí de tanto bater de porta em porta e não conseguindo nada, foi que percebi que devia voltar a estudar. Essa é a razão porque estou fazendo o exame de equivalência.

S. dos S., 51 anos

Eu fui buscar o histórico e não estava lá, então vim aqui fazer esta prova para trabalhar, sem esse histórico não consigo nada.

R. A. B., 44 anos

Não tive a oportunidade de estudar quando mais nova. Hoje com quase 42 anos tive uma doença que me afastou do meu trabalho. E me vi perdida, o que eu iria fazer se o que eu sabia fazer era o meu serviço?! Foi ai que voltei da estaca zero e comecei a estudar e sabe que peguei gosto pelos estudos e quero ir até o fim, por isso, hoje estou aqui fazendo o exame de equivalência. Sei que tenho muitas dificuldades mas não vou desistir, quero que minha família se orgulhe de mim. Nunca é tarde para estudar, basta ter coragem e determinação. Esta sou eu hoje e sempre.

D. F.M., 52 anos.

 

RELAÇÃO DE APROVADOS NO EXAME DE EQUIVALÊNCIA 2022