EVENTO SUSTENTÁVEL SHOW

O Sustentável Show chegou ao Mercado Municipal de Curitiba. O evento, que traz os mais variados temas ligados à sustentabilidade, acontece de 25 a 29 de setembro e conta com exposição de cinco dias e quatro fóruns temáticos.

Os fóruns irão abordar manejo de água, gestão de resíduos, eficiência energética, energias renováveis, mercado de geração distribuída, construções sustentáveis, hortas residenciais e urbanas, além de estudos de caso sobre o mercado municipal com suas problemáticas apresentadas pelos gestores do mercado e as melhores soluções elaboradas coletivamente por pessoas qualificadas e acadêmicos presentes para as demandas apresentadas.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná. Juntos, eles estão lançando o projeto Pró Metrópole, que estuda práticas mais sustentáveis e de maior produtividade para o cinturão de produção de alimentos da região metropolitana de Curitiba.

Para os Fóruns, o público esperado é de profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e gestores de instituições que visam ampliar conhecimento e aprimorar seus processos.

A exposição busca conscientizar, de forma simples e acessível, diversas soluções e novidade ligadas à sustentabilidade, como consumo de água e energia elétrica, redução e reaproveitamento de resíduos, uso de biogás, geração de energia, construções sustentáveis, mobiliário inteligente, entre outros.

Já os Fóruns, terão uma abordagem mais técnica, com estudos de caso sobre problemáticas existentes, soluções elaboradas por pesquisadores e universidades e soluções já implantadas como exemplos em funcionamento, suas características e desafios.

Estarão presentes empresas e instituições que aplicam boas práticas em sua gestão, demonstrando como é possível ser competitivo sendo integralmente responsável por toda cadeia produtiva e de consumo.

 

 

FÓRUM ÁGUA

DIA 25 DE SETEMBRO DE 2018

 

O principal objetivo do Fórum é compartilhar as mais recentes práticas e soluções para captação, distribuição, uso e tratamento da água.

 

A má qualidade da água e o mau saneamento são mortais. Cerca de cinco milhões de mortes por ano são causadas pela poluição da água potável. A Organização Mundial da Saúde estima que a água potável poderia prevenir 1.4 milhões de mortes de crianças por diarréia a cada ano.

Este precioso recurso natural está a tornar-se mais escasso em certos locais e a sua disponibilidade é uma preocupação social e econômica importante. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo rotineiramente consomem água imprópria para consumo. A água, no entanto, não é um recurso finito, mas sim se utilizada e reutilizada corretamente, pode se tornar abundante e em quantidades de magnitude maior do que a demandada pelo consumo humano.

A água mantém a vida na Terra e também sustenta todo o estilo de vida da humanidade de forma indispensável, sendo usada para consumo e higiene, produção de alimentos, navegação e geração de energia, dentre muitos outros. Contudo, o uso de quantidades cada vez maiores de água e a falta de cuidado com os dejetos gerados trouxeram uma série de problemas que comprometem a qualidade e a durabilidade dos recursos hídricos. Além disso, apesar de milênios de desenvolvimento do uso dos recursos hídricos, uma fração considerável da população mundial ainda não tem acesso à água de qualidade nem mesmo para consumo próprio. A crescente população e demandas econômicas globais impõem a necessidade de se ampliar o consumo de água para a produção de alimentos e para a indústria. Entretanto os resíduos destas atividades são, em sua maioria, liberados sem nenhuma forma de tratamento para o ambiente comprometendo não só a água, mas todo o ecossistema que dela depende.

A qualidade da água é um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta, de acordo com a sua utilização. Os padrões de classificação mais usados pretendem classificar a água de acordo com a sua potabilidade, a segurança que apresenta para o ser humano e para o bem estar dos ecossistemas. Assim, de acordo com a sua utilização, existe um conjunto de critérios e normas para a qualidade da água, que variam com a sua finalidade, seja ela consumo humano, uso industrial ou agrícola, lazer ou manutenção do equilíbrio ambiental.

 

 

FÓRUM RECICLAGEM

26 DE SETEMBRO DE 2018

 

O principal objetivo do Fórum é compartilhar as mais recentes práticas e soluções para reciclagem.

No Brasil, estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,06 kg de resíduo sólido por dia segundo a Abrelpe. Desta forma, uma cidade como Curitiba produziria mais de 3.500 toneladas de lixo diariamente.

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental como no econômico e social.

No meio ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água, entre outros tantos fatores negativos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através da preservação das condições ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

 

 

FÓRUM ENERGIA

27 DE SETEMBRO DE 2018

O principal objetivo do Fórum de Sustentabilidade em ENERGIA é compartilhar as mais recentes práticas e soluções para geração, distribuição, armazenamento e uso de energia. Eficiência energética e energia renovável são os “dois pilares” de uma política energética sustentável.

De acordo com o PNE 2050 – o principal estudo prospectivo de longo prazo para o setor energético, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2014) – haverá um aumento populacional no Brasil da ordem de 30 milhões de habitantes entre 2012-2050 e o consumo de energia elétrica deverá triplicar até 2050, passando dos atuais 513 TWh para 1.624 TWh (Terawatt-hora). Para acompanhar esse expressivo aumento na demanda, será necessário ampliar a capacidade instalada do país, diversificando ainda mais a matriz energética brasileira.

Usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil. Eles dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas para gerar energia. A falta de chuvas, de investimentos e aumento do consumo resultou em racionalização de energia elétrica, conhecido como apagão, nos anos 2001 e 2002. A construção de novas usinas hidrelétricas significa impactos ambientais como grandes áreas que são inundadas, alterando o ecossistema.

Novas barragens causam elevados custos sociais e ambientais devido à inundação da terra e pela destruição dos habitats de animais, plantas e comunidades inteiras que, muitas vezes, não são compensadas (reassentamento ou indenização). Grandes usinas hidrelétricas inundam imensas áreas de florestas e emitem grandes quantidades de metano para a atmosfera. Só existe desenvolvimento sustentável com energia vinda de novas fontes renováveis. Pequenas hidrelétricas podem produzir energia de forma descentralizada, com impacto ambiental reduzido. Essa opção pode ser implementada em várias regiões do país fazendo uso de cascatas naturais. Muitos agricultores brasileiros escolheram esta forma de produção de energia hidrelétrica.

Em um horizonte de longo prazo, estima-se que matriz energética brasileira apresente redução gradativa da participação da energia hidrelétrica. Nesse sentido, o estudo e implemento de energias limpas e renováveis serão imprescindíveis para atender a crescente demanda e diminuir o impacto ao meio ambiente.

 

 

Data(s): 25, 26 e 27 de setembro

Horário: 09h às 17h

Local: Mercado Municipal – Espaço Maurício Burmester (pavimento superior do mercado, logo acima do setor de orgânicos)

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro

Para maiores informações acesse:  http://sustentavel.show/curitiba-2018

 

 

Contempladas FÓRUM ÁGUA - 25/09

Danielle Fascolin – E. M. Governador Leonel de Moura Brizola

Patricia Woellner de Souza – E. M. Governador Leonel de Moura Brizola

Contempladas FÓRUM RECICLAGEM - 26/09

Adriana Alves Fiametti Feo – E. M. Newton Borges dos Reis

Nelly Cristina Yoshida – CMEI Flora Munhoz da Rocha

Contempladas FÓRUM ENERGIA - 27/09

Gessika Larissa da Silva – E.M. Prof.ª Maria Marli Piovezan

Luciene Sergio de Almeida Braga – E. M. Madre Antônia