Estrutura/Histórico - Biblioteca Hideo Handa (Memorial da Imigração Japonesa)

A Biblioteca Hideo Handa, inaugurada em 23 de junho de 2008, data em que se comemorou  o centenário da chegada dos primeiros  imigrantes japoneses ao nosso país, com intuito de homenagear o povo do Sol Nascente.

A Biblioteca está localizada na Praça do Japão, no Memorial da Imigração Japonesa, conta com obras da cultura nipônica (bilingues) e oferece ações com o objetivo de divulgar a cultura oriental.

Neste espaço literário são desenvolvidas atividades culturais, com o objetivo de incentivar a leitura, divulgar a cultura oriental, promover a biblioteca como um espaço ativo de desenvolvimento humano, que prioriza e estimula a participação da comunidade por meio de diferentes atividades, como a Contação de Histórias Japonesas e oficina de origami.

Estão disponíveis nesse espaço, livros de literatura japonesa, incluindo os autores Haruki Murakami, Yukio Mishima, Kenzaburo Oe, Yasunari Kawabata, além dos livros de mangá. 

A Praça do Japão, primeira homenagem urbana de Curitiba aos imigrantes japoneses, foi projetada em 1958. Tem as linhas tradicionais dos jardins japoneses e ocupa 14 mil metros arborizados, no Bairro Água Verde. A construção do Memorial da Imigração Japonesa, bem como, o portal e o “pagode” (estilo de construção do edifício com anéis) são de 1993. Em seu entorno também encontram-se esculturas, pequenos lagos e quedas de água. Em 2008, a Praça passou por uma revitalização em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

00342649.jpg
Acervo da Biblioteca Hideo Handa
1/2