Estrutura - Vila Osternack, Centro Municipal de Educação Infantil

O espaço físico do CMEI é bem explorado pelas crianças, elas circulam livremente pela unidade para deslocar-se aos banheiros, refeitório e pátio, quando estão utilizando o parque tem liberdade para dirigir-se ao banheiro se assim acharem necessário. As salas de atividades são organizadas de forma que permite a flexibilidade de móveis e organização tornando-o um ambiente dinâmico, com autonomia e acesso á materiais como livros, lápis, tesouras, cola colorida e demais materiais. Temos buscado cada vez mais propor momentos de vivência com elementos naturais e experiências científicas. Tornar o espaço mais atrativo e desafiador é um dos objetivos do plano de ação 2016. A interação de crianças de diversas idades no CMEI tornou-se freqüente desde a implantação das integrações, porém a integração com o ensino fundamental (escolas próximas) ainda é um desafio para nossa unidade.

Com uma área construída de aproximadamente 500 m2, possui paredes externas envidraçadas.

É composta de seis salas para as crianças, atendendo as turmas de Creche e Pré-escola. Sendo que o Berçário têm um fraldário (com instalações próprias para a higienização dos bebês e sanitários para as crianças que já saíram das fraldas), uma das salas de Maternal tem um banheiro junto à sala, somente para atender às suas crianças. Há mais três banheiros, um para meninos, um para meninas, e outro para os funcionários.

Além das dependências acima citadas, há uma sala de administração, onde fica a direção, a coordenação pedagógica e o agente administrativo. Temos um almoxarifado para guardar documentos, sala de permanência, refeitório para os funcionários, lactário, cozinha e espaço externo. Este está dividido da seguinte forma: como a construção é tubular, no centro há um pátio coberto onde são realizados alguns eventos, reuniões com pais, refeitório para as crianças e algumas atividades pedagógicas. As salas do Berçário II e Maternal II dividem o mesmo solário, e o Maternal I tem um solário individual, onde os pequenos podem brincar e tomar banho de sol. Nos fundos há um pátio descoberto. No lado direito da parte externa há um parquinho com areia.

Os profissionais que trabalham no CMEI estão estruturados da seguinte forma: 1 diretor, 1 pedagogo, 20 professores de Educação Infantil (3 no Berçário II, 3 no Maternal I, 3 no Maternal II, 2 no Pré I A, 2 no Pré I B, 2 no Pré II, 3 para cobrir permanência  1 lactarista, 2 cozinheiras e 3 funcionários da limpeza.

A diretora (profissional do magistério – suporte técnico-pedagógico, pedagogo, professores da educação infantil e profissionais do magistério concursados e contratados pela Prefeitura Municipal de Curitiba). A lactarista e as cozinheiras são funcionárias terceirizadas pela empresa Den Jud e as da limpeza, da empresa Tecnolimp.