O CMEI Rio Negro II possui 6 salas de referência, 3 solários, 2 trocadores com banheiros, 1 cozinha, 1 lactário, 1 refeitório para as crianças, 1 sala para refeitório e descanso dos funcionários, 2 salas pequenas para almoxarifado, 2 banheiros para as crianças (masculino e feminino), 1 banheiro para funcionários, 1 banheiro acessível para pessoas com deficiência, 1 lavanderia, 1 sala onde fica a secretaria com a direção, 1 sala de permanência dos professores e 1 espaço destinado ao Programa Mama Nenê.
Temos um espaço externo amplo, com muita grama, porém, o terreno apresenta alguns desníveis.
Temos também um espaço com areia.
A organização destes espaços deve ser sempre discutida com os profissionais da unidade, pois devem permitir que as crianças se movimentem com liberdade e segurança, seja atrativo, desafiador e favoreça interações.
E para que esses espaços estejam significativos e envolventes para as crianças, não se pode esquecer que todos os materiais devem estar ao alcance das mesmas, não sendo de acesso exclusivo dos professores; e, ainda, que se disponha de uma estética harmoniosa.
Cabe aqui ressaltar, conforme o Caderno Pedagógico – Práticas Inclusivas na Educação Infantil (2009), que a inclusão da criança com deficiência nos espaços educacionais não depende do grau da sua deficiência ou do nível de seu desempenho intelectual, mas sim das possibilidades de interação e de socialização que lhe são oferecidas e da sua adaptação ao grupo e ao espaço comum que ocupa. Organizar e oferecer espaço adequado à movimentação das crianças, com mobiliários e brinquedos interativos e adaptados, quando necessário, é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem. É parte das providências e medidas indispensáveis para a inclusão educacional e social. (Página 13, 2009)
Para a realização das práticas pedagógicas e para um bom acolhimento das crianças, as salas de referência são organizadas por “cantos de atividades diversificadas”, que são espaços de brincar organizados previamente por adultos e crianças.
Segundo os Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil – Cantos de Atividades Diversificadas na Educação Infantil – os cantos devem ser dispostos de forma que o professor possa observar as ações da totalidade do grupo, oferecer condições de conforto e tranqüilidade para a realização das atividades e brincadeiras e permitir às crianças o contato visual com o adulto, que lhes transmite segurança enquanto brincam (página 11).
Os profissionais da unidade têm a liberdade de montar os espaços com as crianças utilizando materiais/brinquedos comprados e/ou confeccionados, observando o interesse das mesmas e que contemplem o jogo simbólico (como: casinha, salão de beleza, mercadinho, entre outros), a leitura (livros de literatura de boa qualidade), o conhecimento matemático (jogos de memória, quebra-cabeça, percurso, preenchimento), a linguagem artística (lápis de cor, tintas, giz de cera, massa de modelar entre outros materiais).
Nos horários de entrada e saída, as crianças possuem autonomia para circular e explorar estes espaços, conforme seus interesses.
O espaço externo possui um parquinho, uma área com areia e, os demais espaços são organizados como espaços de brincar, de muitas aprendizagens e, principalmente, como espaços de expressão da infância.
Nesse sentido, participam dessa organização os profissionais, as crianças e os familiares, sendo consideradas suas características e possibilidades de organização.