Estrutura - Dalagassa, Centro Municipal de Educação Infantil

 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

 

 Na entrada do CMEI Dalagassa há um espaço destinado ao Programa Mama Nenê, em formato de “casinha”, com poltrona confortável, e ambiente tranquilo e privativo para mães da comunidade amamentarem seus filhos quando desejarem e em especial nos momentos de acolhida dos bebês das turmas de berçário que ainda se alimentam com o leite materno.

Nas paredes dos corredores há quadros expositores na altura das crianças onde as produções e investigações das crianças, fotos e demais experiências são frequentemente utilizados para que a comunidade participe, compartilhe e visualize as ações da unidade.

A sala da secretaria é compartilhada com o apoio do CMEI, diretora e pedagoga, e nela são realizados os atendimentos administrativos e pedagógicos. Nesta sala há três computadores e três impressoras, que são utilizados pela diretora, profissional de apoio ao CMEI, pedagoga e também pelas professoras quando precisam imprimir materiais de planejamento e propostas de trabalho. 

No espaço externo há dois parques - ambos com brinquedos colocados sobre a areia, jardim, canteiros de flores e espaço com calçados e com pinturas no chão para as crianças explorarem e também andarem com os triciclos. Diariamente as crianças utilizam estes espaços externos em diversos momentos e com propostas variadas planejadas pelos professores.

O CMEI possui seis salas de aula, sendo que três delas possuem solário anexo. As salas contam com móveis planejados, colmeias, cantos de atividades diversificadas e brinquedos armazenados em caixas organizadoras.

O refeitório para as crianças comporta aproximadamente 70 crianças, sendo que, nos horários de alimentação, ele é utilizado em forma escalonada pelas turmas. Sempre que necessário, alterações são estudadas quanto à sua utilização, levando em conta a demanda das turmas.

No CMEI há uma cozinha destinada para o fracionamento dos alimentos para as crianças do Maternal I ao Pré e um lactário destinado a alimentação dos bebês que está localizado entre as duas salas de berçário e com acesso facilitado a elas por janelas pelas quais a lactarista entrega toda a alimentação.

 Os profissionais da unidade utilizam refeitório próprio para alimentação, também compartilhado com um espaço para permanência. O CMEI possui dois banheiros destinados ao uso adulto e dois banheiros infantis, lavanderia, dois almoxarifados sendo um para materiais de higiene e limpeza em como os demais itens de enxoval como toalhas, lençóis . O segundo almoxarifado é utilizado para armazenamento de materiais de papelaria/escritório e uso pedagógico.