Estrutura da escola - Itacelina Bittencourt, Escola Municipal

    Atualmente, a escola possui no total 18 (dezoito) salas de aula, sendo: 13 (treze) salas de aulas com seus regentes de turmas, incluindo a Classe Especial, 1 (uma) sala para biblioteca, 1 (uma) sala de informática com 18 (dezoito) computadores,  1 (uma) sala de Recursos. Os outros espaços são ocupados como: 1 (uma) sala para direção, 1 (uma) sala para pedagogos, 1 (uma) sala para os professores, 1 (uma) sala para secretaria, 1 (uma) sala de lanche para professores, 1 (uma) cantina para organizar o lanche dos alunos que é feito por uma empresa terceirizada (Risotolândia), 3 (três) banheiros sendo 1 (um) para os funcionários e professores, 1 (um) para as meninas, 1 (um) para os meninos, 1 (um) almoxarifado, 1 (uma) sala para os materiais de Educação Física, 1 (uma) sala para as funcionárias da limpeza, 2 (dois) pátios um coberto e outro aberto e 1 (uma) cancha coberta e outra descoberta.

    A organização e funcionamento dessa unidade escolar vêm sendo reconhecidos nos dias de hoje, como espaço que possibilita o aprender aos  estudantes, sendo retomados conceitos referentes à quantificação e qualificação dos mesmos.

    Essa nova visão do espaço escolar reforça a importância de um entendimento, por parte dos profissionais da educação, relacionado ao paradigma que reza que, uma boa escola não depende somente do quadro e do giz, mas de todos os elementos que fazem parte dela. (cadeiras, carteiras, murais, salas, materiais didáticos, cancha, biblioteca, entre outros).

    Com isso, “a escola passa a ser um espaço físico totalmente voltado à aprendizagem, exercendo seu papel ativo no processo de ensino”. Como coloca Zabalza (1987, p. 122).