Nossa unidade apresenta um amplo espaço interno e externo. O espaço externo tem partes cimentadas, grama, caixa de areia e um parquinho de madeira. Também tem um espaço destinado para horta. Foram plantadas árvores frutíferas que se encontram em processo de crescimento. O desafio constante é deixar esse espaço cada vez mais aconchegante e atrativo para nossas crianças, sendo considerado anualmente no plano de ação da unidade.
Os espaços da unidade precisam promover curiosidade, exploração, encantamento, questionamentos, teorizações e conhecimentos em relação ao mundo físico, natural e sociocultural (CURITIBA, 2019). Assim, nos nossos espaços são planejadas as práticas cotidianas que asseguram as relações das nossas crianças com seus pares e com adultos.
O espaço interno apresenta a seguintes estrutura, conforme o quadro abaixo:
Quadro 1 - Descrição e quantidades de espaços internos da unidade.
QUANTIDADES
|
ESPAÇOS INTERNOS
|
8
|
Salas para atendimento às crianças
|
1
|
Sala para direção e apoio ao CMEI
|
1
|
Sala Pedagoga e permanência de professoras
|
1
|
Banheiro acessível
|
1
|
Lactário
|
4
|
Banheiros entre salas para as crianças
|
1
|
Banheiro para funcionários
|
1
|
Banheiro feminino e masculino
|
1
|
Refeitório para as crianças
|
1
|
Almoxarifado
|
1
|
Sala para amamentação
|
1
|
Lavanderia
|
1
|
Refeitório para as professoras
|
1
|
Cozinha para manipulação de alimentos
|
Como pode-se observar, tanto o espaço externo quanto interno são amplos e são considerados nos momento de integração entre turmas, na qual são organizados contextos e propostas que possibilitam a encontros e descobertas.As interações entre as crianças muitos saberes são construídos e compartilhados, uma vez que acontecem as negociações, as aprendizagens de conviver e brincar.