Estrutura - CEI Prof.ª Tereza Matsumoto,Escola Municipal

 

ESTRUTURA: 

A Escola Municipal CEI Professora Tereza Matsumotiniciou suas atividades pedagógicas em 27 de maio de 1974 com o nome de Escola Fundamental Municipal Tapajós, conforme Decreto de Criação nº. 439/74.

Sua estrutura conta com dois prédios com Tempo Parcial (regular) e Tempo Ampliado (contraturno), duas quadras poli esportivas, sendo apenas uma com cobertura, um parquinho com brinquedos de madeira adequados para crianças do Ciclo I, um espaço para horta, um estacionamento para profissionais da escola.

O terreno onde os prédios se encontram é bastante acidentado e irregular, o pátio da escola possui degraus declives, o acesso às dependências do contraturno possui três lances de escadas.

O espaço do Tempo Parcial, do trabalho com os componentes curriculares é composto por uma secretaria, uma sala para a equipe administrativa, uma sala para a equipe pedagógica, oito salas de aula, uma sala de informática, uma sala para professores, uma sala para inspetores, uma biblioteca, dois almoxarifados, um banheiro para funcionários da escola de uso comum, dois banheiros para alunos (meninos e meninas), uma cozinha e área de jardinagem.

            O espaço do Tempo Ampliado é formado por três pavimentos destinados ao trabalho com as práticas educativas, os mesmos são organizados e reorganizados de forma a adequar-se as práticas ali desenvolvidas, propondo a construção coletiva (alunos e professores) de ambientes alfabetizadores e estimuladores à busca do conhecimento. Todos os pisos possuem dois almoxarifados e dois banheiros.

O primeiro piso destina-se a Práticas do Movimento e Iniciação Esportiva (Ginástica, Dança, Jogos, Esporte e Lutas), e utilizado como refeitório para café da manhã, almoço e lanche da tarde, uma cozinha utilizada pela empresa responsável pela alimentação dos alunos. O segundo piso, está organizado em três espaços destinado as Práticas Artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro) e duas Salas de Práticas do Acompanhamento PedagógicoI e II. O terceiro piso é composto por duas salas de Práticas Ambientais I e II, uma sala de Prática de Ciência e Tecnologias e uma sala pequena que poderá se utilizada para Apoio escolar.

 

 

1.4 ACESSIBILIDADE

 

A escola têm se adaptado para oferecer acessibilidade para alunos com necessidades especiais uma vez que, as dependências da escola apresentam obstáculos (escadas, declives, degraus), No ano de 2019 tivemos a contrução da Rampa de acesso para o contraturno o que possibilitou o acesso para cadeirantes ao refeitório.

Não contamos com profissionais capacitados para atender deficientes visuais e auditivos. Estudantes hospitalizados contam com profissionais da própria prefeitura municipal de Curitiba cumprindo os requisitos da mesma.

Obras realizadas: 

2016 Pintura do prédio do contraturno patrocinada pelo mercado Jacomar. 

2017 Abertura do portal para o Bosque o que facilitou  o acesso direto para atividades realizadas no mesmo.

2018 Construção de banheiros para os professores.

2019 Construção da rampa de acesso ao contraturno. 

2022- Constução da sala 8  para abertura de uma nova turma de 1° ano .

Reforma do banheiro dos alunos.