Estrutura - Barigui, Centro Municipal de Educação Infantil

O CMEI Barigui, localizado à Rua Artur Martins Franco, nº 5561 na Cidade Industrial de Curitiba, atende cento e vinte e duas crianças de três meses a cinco anos, distribuídas em cinco turmas: Berçário único, Maternal único, Maternal II, e duas turmas de Pré I.

As crianças que freqüentam o CMEI Barigui são oriundas de famílias moradoras da região e seus responsáveis geralmente são profissionalmente ativos. As famílias, em geral, são constituídas de quatro a cinco pessoas, sendo elas, pai, mãe e filhos(as), há também casos onde os avós das crianças também vivem na mesma residência. No CMEI há dezesseis educadoras, duas professoras manhã, uma professora tarde, diretora, pedagoga (no período da manhã), agente administrativo e demais funcionários de empresas terceirizadas: Tecnolimp e Denjud.

Os profissionais da educação participam regularmente da Formação continuada em serviço oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e EPA do CMEI Barigui. A formação acontece através de cursos, reuniões, seminários, estudos, entre outros, preferencialmente nos horários de permanência, que deve ocorrer semanalmente durante o período de oito horas. Durante as permanências também são realizados pelas professoras e educadoras os planejamentos das atividades que serão desenvolvidas com as crianças e rotina diária das turmas, esta atividade de reflexão e planejamento são sempre embasadas pelos documentos da Secretaria Municipal de Educação e conforme orientação e acompanhamento da pedagoga da unidade; as profissionais pesquisam, lêem, discutem, analisam e registram o planejamento, além de selecionar e organizar os materiais que serão utilizados pelas crianças durante o desenvolvimento das atividades.  A Equipe Pedagógica e Administrativa do CMEI Barigui entende ser de grande importância e busca garantir o horário da permanência para que a realização da formação continuada e a elaboração do planejamento aconteçam de forma efetiva e permanente.

 

00006793.jpg
Cmei Barigui
1/1