Por PR Agencia Estadual de Notícias
"ESPANTO" peça sobre resistência feminina chega ao Teatro José Maria Santos
Dirigida por Sueli Araujo, a nova obra propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher. Na montagem, as atrizes Ciliane Vendrusculo e Greice Barros evocam personagens reais e ficcionais sem abandonar suas identidades pessoais.
Foto: Elenize Dezgeniski
O Teatro José Maria Santos recebe no dia 2 de novembro a estreia da peça "ESPANTO", um projeto de montagem que comemora os 25 anos da CiaSenhas de Teatro. Dirigida por Sueli Araujo, a nova obra propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher, abordando a resistência à ditadura militar entre 1964 e 1985. As apresentações abertas ao público acontecem de quarta a sexta, de 02 a 17 de novembro.
Foto: Elenize Dezgeniski
Com dramaturgia de Sueli Araujo e a colaboração de Luiz Bertazzo, a peça tem como fonte de pesquisa e disparador para a criação dos textos relatos de mulheres registrados nos documentos da Comissão da Verdade. Na montagem, as atrizes Ciliane Vendrusculo e Greice Barros evocam personagens reais e ficcionais sem abandonar suas identidades pessoais e suas presenças enquanto mulheres de seu tempo.
Foto: Elenize Dezgeniski
Ao longo da peça, o público é convidado a mergulhar no espanto também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca de outros sentidos e formas de viver no presente. A Ciasenhas se ancora no processo colaborativo como ética criativa e na experimentação e invenção como exercícios de liberdade poética.
Foto: Elenize Dezgeniski
Na montagem, a companhia investiga o trauma social e político que resulta da ditadura. Para isso, se aprofunda no emaranhado subjetivo que encobre a natureza patriarcal presente nas práticas de torturas destinadas aos corpos das mulheres. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, na modalidade Mecenato Subsidiado.
CIASENHAS – A CiaSenhas de Teatro nasceu do desejo de produzir arte em grupo e de pesquisar a linguagem cênica de forma colaborativa. Desde 1999 faz espetáculos e ações artísticas que tentam estabelecer diálogo com a sensibilidade do tempo a partir de demandas poéticas e discursivas que emergem no interior do coletivo.
SERVIÇO:
Apresentações:
Datas e horários:
08; 09; 13; 15 e 16 de novembro (Quartas a sábados às 20h)
10 e 17 de novembro (Domingos às 19h)
Local: Teatro José Maria Santos
Endereço: R. Treze de Maio, 655 - São Francisco
Tempo de duração do espetáculo: 75 minutos
Classificação: 14 anos
CONTEMPLADOS(AS):
Cristiane Fonseca – E.M. Noely Simone de Avila – NRE MZ – 09/11 (Sábado); às 20h
Gabriela Bueno Rodrigues – E.M. Michel Khury – NRE CJ – 16/11 (Sábado); às 20h
Giselle Santos Lopes – E.M. Zelia Milleo Pavão – NRE PR – 10/11 (Domingo); às 19h
Juliano Spina Ramos – FAE – NRE PR – 13/11 Quarta - feira; às 20h
Luiz Claudio Moraes e Silva – Departamento de Logística – NRE CIC 16/11 – (Sábado); às 20h
Márcia da Silveira Inglat – E.M. Colombo – NRE BN – 10/11 (Domingo); às 19h
Regiane Vieira da Silva – CEI José Lamartine Correa de Oliveira Lyra – NRE PN – 16/11 (Sábado); às 20h
Tamara da Silva – UFPR/PR – 13/11 Quarta - feira; às 20h